Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí

Rafael Fonteles conheceu o sistema estoniano que permite a integração de todos os serviços de saúde

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador do Piauí, Rafael Fonteles, visitou nesta terça-feira (4) o Fundo do Sistema Nacional de Seguro de Saúde da Estônia, chamado TerviseKassa, durante o terceiro dia de sua viagem ao país. O sistema possui um banco de dados que armazena todo o histórico médico dos pacientes, integrando o atendimento em toda a rede de saúde, o que torna mais fácil, eficiente e rápido o tratamento médico.

Durante a visita, o governador e o superintendente de Média e Alta Complexidade da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), Dirceu Campelo, foram recebidos pelo presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, Rain Laane, que explicou o funcionamento do sistema. A iniciativa é um exemplo de como a tecnologia pode ser usada para melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos.

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí - Foto: Ascom

Rafael Fonteles elogiou o sistema de saúde digital da Estônia e afirmou que este é o caminho que o Piauí pretende seguir. “Estamos fortalecendo os nossos serviços de saúde com a implementação do projeto de telessaúde, que permitirá atendimento remoto com especialistas em toda a rede pública. E vamos levar a experiência do modelo estoniano para aprimorar a prestação desses serviços, de forma que tenhamos maior resolutividade e qualidade, focado nos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS)”, destacou o governador. 

O superintendente Dirceu Campelo ressaltou a modernidade do sistema e sua capacidade de integrar vários serviços, além de ter todo o histórico médico dos pacientes disponível, o que garante maior eficiência e um atendimento de qualidade superior aos cidadãos. A visita ao TerviseKassa na Estônia demonstra a importância de se investir em tecnologia e inovação na área da saúde para melhorar os serviços prestados à população. 

Em viagem, Rafael Fonteles fala da implementação da telessaúde no Piauí - Foto: Ascom

De acordo com o presidente do Conselho de Administração do Ministério da Saúde da Estônia, o país báltico tem cooperado e compartilhado experiências com vários outros países, com o objetivo de melhorar os serviços de saúde em todo o mundo. “Nós podemos ajudar o Piauí em diversas áreas, especialmente no que diz respeito à tecnologia no sistema de saúde. Podemos compartilhar tanto o que funcionou como o que não deu certo em nosso país. E isso poderá ajudar a economizar dinheiro público, pois cometemos equívocos que outros podem evitar”, finalizou Rain Laane.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES