Empresas iniciam nos próximos dias testes de soluções inovadoras em THE

Foram mais de 20 empresas de todo o Brasil inscritas, mas apenas nove irão testar suas tecnologias em benefício de Teresina

Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nove empresas selecionadas através de Edital de Chamamento Público para teste de soluções inovadoras, assinaram, nesta quarta-feira (28),  o termo de adesão para o início das atividades na cidade. O evento foi formalizado e realizado no Espaço THEch, localizado na Praça Ocílio Lago (Praça dos Skatistas).

Foram mais de 20 empresas de todo o Brasil inscritas, mas apenas nove irão testar suas tecnologias em benefício de Teresina. O objetivo final é criar um banco de soluções para problemas públicos urbanos, utilizando tecnologias climáticas, que possam ser replicadas em outras cidades com desafios semelhantes. Essas soluções podem ser adquiridas tanto pelo setor público, por meio de compras públicas de inovação, quanto pelo setor privado. O resultado final desse processo é a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Iran Felinto, afirmou que os benefícios serão gerados após a assinatura do termo e os próximos passos. “Com isso a gente consegue subir no índice de Teresina como cidade inteligente, são uma série de indicadores, e a inovação e tecnologia é um dos principais, nossa cidade parte bem na frente com essa iniciativa. O próximo passo agora é esperar que a lei de inovação seja aprovada na Câmara Municipal, para além disso temos uma série de outras ações que pretendemos fazer na área de inovação aqui no município”, acrescentou. 

Felinto citou um exemplo de benefício econômico que será gerado com a iniciativa das startups. “Tem prefeitura de algumas cidades que gastam quase um milhão por mês com a fila do SUS, daí você desenvolve uma startup que vai resolver esse problema da fila do SUS, e com isso a prefeitura no ano pode economizar cerca de 10 milhões”, disse. 

O representante da TUXTU conectividade ambiental, Marcelo Creão, empresa da cidade de Macapá (AP), que é voltada auxiliar prefeituras em todo o processo de gestão ambiental, destacou a importância e os impactos da oportunidade gerada por meio da assinatura do termo.

“Uma oportunidade ímpar no Brasil. Fazer inovação não é fácil, e quando um poder público como a prefeitura de Teresina toma uma decisão de política pública de trazer inovação, isso mostra a sua proatividade, a visão estratégica atual e futura, os impactos dessa iniciativa pode ter um reflexo significativo nas próximas gerações de alunos, estudantes, de profissionais e na própria gestão pública”, finalizou.

O coordenador do espaço THEch, José Bringel Filho, diz o que espera após a assinatura deste termo para o desenvolvimento tecnológico da capital. “A partir do momento que as startups e as empresas inovadoras passem a testar suas soluções na cidade de Teresina a gente confirma uma política de atração de negócios para a capital, mostrando que a cidade tem atributos interessantes para essas tecnologias e pra esses negócios inovadores, então a gente espera que esses serviços sejam validados, juntamente com nossa dinâmica de sociedade teresinense, que essas soluções possam de fato melhorar o dia a dia da população e das empresas”, concluiu.

A formalização dos termos de compromisso com as startups é uma inciativa do Centro de Eficiência e Sustentabilidade Urbana (CESU Teresina) em parceria com a Prefeitura de Teresina, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SEMDEC), e Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLAN).

Empresas Selecionadas:

1) POLICONCRET- Tecnologia em concreto de baixo impacto ambiental – concreto com polímeros plásticos reciclados retirados do oceano. ( Maceió- AL)

2) TEXTU- Plataforma de software para auxiliar a prefeitura em todo o processo de gestão ambiental – gestão de licenciamento ambiental, crédito de carbono, conformidade ambiental e arborização urbana (Macapá- AP)

3) GeoVista – Monitoramento inteligente para cidades inteligentes, monitoramento de vias: segurança, buracos, tráfego, iluminação, etc. (São Paulo- SP)

4) Scipopulis- Trabalha com análise, processamento, integração e visualização de dados focada em tornar as cidades “smart cities”. (São Paulo – SP)

5) Clurb Software- software de Gestão Urbana, permitindo que cidades lidem com seus problemas mais urgentes de maneira rápida e colaborativa. (São Paulo- SP)

6) FocoSmart- Simplifica a gestão pública por meio da digitalização de serviços para a população.  (Teresina – PI)

7) Ninho do verde compostagem- Serviços de compostagem residencial, empresarial e governamental.  (Teresina – PI)

8) Chamou doutor- Monitoramento de pacientes e gestão de saúde preventiva.  (São José do Rio Preto – SP)

9) Gestão de dados em saúde – dados sobre visitas domiciliares feitas por agentes comunitários de saúde (ACS). (Itambacuri- MG).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES