Empresas são beneficiadas com serviços de consultoria do Sebrae

As consultorias gerenciais do Sebrae são distribuídas em diversas áreas que promovem o sucesso empresarial, como Finanças, Planejamento Estratégico, Gestão, Legislação e Marketing

Sócios da empresa Piauí Acrílicos, Átila Freitas e Ruth Machado | Raissa Morais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No meio empresarial atual, em que a margem para erros deve ser minimizada, as consultorias gerenciais são recomendadas como um dos principais recursos para empresas que buscam otimizar sua gestão, melhorar sua lucratividade e manter-se competitivas no mercado. Como resultado dessas consultorias, a Piauí Acrílicos, uma empresa que se beneficiou do apoio do Sebrae, hoje experimenta um crescimento em áreas onde as consultorias gerenciais atuam.

A empresa é gerida por um casal que há quase sete anos decidiu deixar o estado do Ceará para empreender na capital do Piauí, Teresina, dando origem a uma das maiores distribuidoras de insumos para comunicação visual no estado. A empresa atua com Alumínio Composto (ACM), acrílico e outros materiais, e desde o início buscou investir em funcionários antes de chegar até o consumidor final.

Empresas são beneficiadas com serviços de consultoria do Sebrae (Foto: Raissa Morais)

"O Sebrae foi um grande parceiro. Nós elaboramos um projeto de inovação que envolveu muitas empresas em cada setor como potenciais clientes. Depois, realizamos a parte de consultoria financeira, onde melhoramos a gestão financeira e a gestão como um todo. A consultoria durou de três a quatro meses", contou o empresário Átila Freitas.

A empresa atende tanto clientes locais quanto em estados vizinhos, como Ceará e Maranhão, e precisou se adequar aos mercados dos três estados. Como empreendedores iniciantes, eles reconheceram a necessidade de orientação e aprimoramento contínuo, com a meta de expandir o negócio.

No geral, foram três consultorias com o Sebrae, cada uma com foco em áreas específicas. A primeira englobou todos os setores, como o comercial e financeiro. A segunda se concentrou nas finanças e na gestão. Ruth Machado, sócia da empresa, explicou que o serviço do Sebrae também conseguiu diagnostiar, através do terceiro atendimento, exatamente o que eles buscavam sobre como disseminar o empreendedorismo. "Hoje, nós incentivamos nossos clientes a empreender porque fomos capacitados para isso. O Sebrae foi um dos principais parceiros na introdução de inovação e crescimento. Começamos com o projeto de inovação, que durou quatro meses, onde abordamos cada setor e discutimos o que precisava melhorar, tudo isso foi dando certo", contou.

Empresas são beneficiadas com serviços de consultoria do Sebrae (Foto: Raissa Morais)

As consultorias gerenciais do Sebrae são distribuídas em diversas áreas que promovem o sucesso empresarial, como Finanças, Planejamento Estratégico, Gestão, Legislação, Marketing, Vendas, Inovação, Mercado, Transformação Digital, Plano de Negócios e Recursos Humanos. Elas oferecem um diagnóstico real da situação vivenciada pelas empresas, onde identificam os desafios e oportunidades.

Empresas são beneficiadas com serviços de consultoria do Sebrae (Foto: Raissa Morais)

Livia Davis, gerente de consultoria do Sebrae, comenta que esse serviço está disponível nos turnos da manhã e à tarde com orientações personalizadas. "Nós temos consultores disponíveis de manhã e à tarde para dar a primeira orientação e eles vão ouvi-lo durante uma hora, entendendo sua demanda e encaminhando para um especialista ou fornecendo orientação. Temos vários tipos de consultoria, como a digital e a parte financeira", contou.

Livia Davis, gerente de consultoria do Sebrae (Foto: Raissa Morais)

Para as empresas, especialmente as micro e pequenas, as consultorias gerenciais representam uma oportunidade de crescimento e desenvolvimento. "Tudo é baseado em capacitação, orientação e conhecimento. Temos mais de 40 mil orientações apenas no mês de outubro, a maioria são microempresas e pequenas empresas. Sozinho, não se faz nada, sem conhecimento, não se vai longe", disse Livia Davis.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES