Energia elétrica é restabelecida após apagão no país, anuncia Ministério

Uma extensa interrupção no fornecimento atingiu diversos estados do país a partir das 8h20, resultando em um amplo apagão.

Energia elétrica começa a retornar gradativamente no Piauí após apagão | Equatorial Piauí
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após um apagão ao nível nacional, na manhã desta terça-feira (15), a energia elétrica no estado piauiense e nos demais estados brasileiros afetados pela extensa interrupção no fornecimento, foi reestabelecida no país. Cerca de 25 regiões no Brasil e o Distrito Federal foram afetadas a partir das 8h20 de hoje. O anúncio foi feito pelo Ministério de Minas e Energia (MME).

"O Ministério de Minas e Energia (MME), em atualização à situação de atendimento elétrico brasileiro, informa que O SISTEMA NACIONAL DE ENERGIA FOI REESTABELECIDO, às 14h30, restando ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades", diz a nota.

A Equatorial Piauí informou também que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. A empresa indica que houve atuação do Esquema Regional de Alívio de Carga, que consiste em um mecanismo de proteção da rede para tentar restringir a perda de carga no sistema.

Houve normalização em todos os estados em que há concessão do Grupo (Alagoas, Amapá, Maranhão, Goiás, Pará, Piauí e Rio Grande do Sul). A Equatorial Piauí informou ainda que o motivo está sendo apurado. A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) também informou que há agentes em campo para reduzir os transtornos causados pelo desligamento dos semáforos. 

A superintendência municipal de transportes e trânsito (Strans), informa que por conta do apagão que está ocorrendo em todo o Brasil, a cidade de Teresina está sem energia. Consequentemente, os semáforos então sem funcionamento. O operacional dos agentes de trânsito estão em campo nos principais cruzamentos da cidade para melhor controle do tráfego. Orientamos aos condutores, que se possível, evitem se deslocar nesse momento.

Caso o empresário sofrer pela falta de credibildiade, ele pode acionar também | Foto: Arquivo/Meio Norte

CONSUMIDORES E EMPREENDEDORES PODEM BUSCAR INDENIZAÇÃO 

Os danos causados aos consumidores e empreendedores são passíveis de compensação por parte da concessionária de energia elétrica responsável. De acordo com o professor e membro da Comissão Nacional de Defesa do Consumidor do Conselho Federal da OAB, Marco Antonio Araujo Júnior, se houver vítimas de algum prejuízo, elas podem acionar imediatamente a concessionária que o atende. (Veja a matéria completa)

“A concessionária terá 90 dias para promover o conserto dos equipamentos danificados, se for possível, ou realizar o ressarcimento dos valores comprovados”, esclarece Marcos Antonio.

NOTA DA EQUATORIAL PIAUÍ

A Equatorial Piauí informa que uma ocorrência no Sistema Interligado Nacional (SIN) afetou o suprimento de energia em diversos estados de todas as regiões do país, na manhã desta terça-feira (15). A interrupção se deu às 8h31, com a interligação Norte / Sudeste e as causas da ocorrência ainda são apuradas pelo Operador Nacional do Sistema (ONS). 

A Distribuidora segue gerenciando as tratativas com o ONS, que coordena a recomposição do sistema de forma segura em todo o Brasil.  

A empresa informa que o fornecimento já foi normalizado em parte dos municípios afetados no estado e segue ocorrendo de maneira gradativa. Neste momento, já houve recomposição parcial para os clientes impactados na capital e na região de São João do Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES