Entenda como vão funcionar as matrículas nas escolas estaduais do Piauí

De 11 de dezembro a 11 de janeiro, as inscrições serão conduzidas por meio do portal Gov.Pi Cidadão e do site seduc.pi.gov.br/matricula.

Entenda como vão funcionar as matrículas nas escolas estaduais do Piauí | Seduc/PI
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles (PT) e o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, lançaram na segunda-feira (11), no Palácio de Karnak, o edital e a campanha de matrículas para o ano letivo de 2024 nas escolas estaduais. A novidade deste ano é a adoção integral do formato digital no processo de matrícula das escolas Seduc.

De 11 de dezembro a 11 de janeiro, as inscrições serão conduzidas por meio do portal Gov.Pi Cidadão e do site seduc.pi.gov.br/matricula. No caso dos estudntes das escolas da rede estadual de ensino no ano de 2023, a renovação de matrícula será automática. Antes, esse processo que assegura a permanência do aluno que já estuda na escola ou a transferência entre as unidades da Rede era realizado de forma presencial.

Rafael Fonteles comunicou que a digitalização das matrículas é parte de uma estratégia do governo para simplificar a vida do cidadão e melhorar o acesso aos serviços públicos. "Temos que dar o exemplo, colocando todos os processos das nossas repartições e órgãos públicos no formato digital, facilitando a vida do cidadão e isso inclui as matrículas", disse Rafael.

Washington Bandeira, à frente da Secretaria de Educação, frisou que mais de 40 mil vagas estão disponíveis para matrículas nas escolas estaduais, beneficiando mais de 200 mil estudantes na rede. "Nós temos cerca de 40 mil vagas novas, daqueles alunos que ingressarão na educação superior, e também algumas turmas novas de primeira série do ensino médio que estamos criando”, detalhou o secretário.

A Seduc também realizou o lançamento das vagas da Universidade Aberta do Brasil, que posicionou o Piauí como líder na oferta de vagas no ensino superior na região Nordeste.

Para 2024, a UAB disponibilizará 6.300 vagas para licenciaturas, 1.050 para bacharelados e tecnólogos, e 3.000 para especializações, totalizando 10.350 vagas. Viviane Carvalhedo, superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior da Seduc, apontou que o Piauí é o único estado a manter 37 polos da UAB com recursos próprios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES