Entenda por que o Piauí ficou de fora da primeira etapa da vacinação contra a dengue

No Nordeste, apenas Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba receberão as doses do primeiro lote do imunizante.

Entenda por que o Piauí ficou de fora da primeira etapa da vacinação contra a dengue | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estado do Piauí ficou de fora da fase inicial da vacinação nacional contra a dengue, conforme confirmado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) na quinta-feira (26). Na etapa inicial, programada para fevereiro deste ano, moradores de 521 municípios brasileiros, em 16 estados e no DF, serão beneficiados. No Nordeste, apenas Bahia, Maranhão, Rio Grande do Norte e Paraíba receberão as doses do primeiro lote do imunizante. Confira a lista completa de cidades que vão receber a vacina.

Em 2023, o Piauí registrou aproximadamente 3,2 mil casos prováveis de dengue, 13 de Zika e 1,7 mil de chikungunya, números que demonstram uma redução em comparação com 2022, que teve 15,5 mil casos de dengue, 83 de Zika e 4,6 mil de chikungunya.

Embora o Brasil seja pioneiro na oferta da vacina contra a dengue na rede pública, enfrenta o desafio da baixa quantidade de doses, com o Ministério da Saúde recebendo pouco mais de 6 milhões de doses, sendo 5,2 milhões adquiridas do laboratório Takeda e 1,3 milhão doadas. 

Mapa Regional de Saúde (Foto: Ministério da Saúde) 

A limitação na capacidade de produção resultou em critérios de priorização, com 16 estados e o Distrito Federal atendendo a requisitos para iniciar a vacinação em 2024. A pasta vai vacinar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária com maior hospitalização por dengue.

Devido à capacidade limitada de fornecimento de doses, o governo vai entregar as doses aos estados que possuem pelo menos um município de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

Esquema de duas doses

A vacinação seguirá um esquema de duas doses, com intervalo de três meses, e a primeira remessa de cerca de 757 mil doses já chegou ao Brasil, sendo parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica. 

Outra remessa, com mais de 568 mil doses, está prevista para fevereiro, e o Ministério da Saúde adquiriu 5,2 milhões de doses para 2024, com previsão de entrega ao longo do ano, até dezembro. Para 2025, já foram contratadas 9 milhões de doses.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES