Equatorial Piauí alerta para os riscos da eletricidade durante o período chuvoso

Devido aos fortes eventos climáticos, é essencial ficar atento aos riscos relacionados à rede elétrica e descargas atmosféricas

Equatorial Piauí alerta para os riscos da eletricidade durante o período chuvoso | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O primeiro trimestre do ano é marcado pelo período chuvoso em todo o Piauí. Em março, as chuvas se intensificaram no estado: conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a previsão para as próximas semanas é de chuvas intensas de aproximadamente 100mm. Devido aos fortes eventos climáticos, é essencial ficar atento aos riscos relacionados à rede elétrica e descargas atmosféricas.

📝 ORIENTAÇÕES: Caso esteja na rua e comece a chover, a orientação é se afastar de campos de futebol, piscina, lagos, lagoas, praias, árvores, mastros e locais elevados, e jamais se abrigue próximo dos postes ou embaixo da fiação elétrica. O recomendado é permanecer dentro de uma edificação ou local abrigado quando estiver chovendo. Caso não seja possível voltar para casa, procure alguma área coberta e segura para se abrigar.  

🌧 QUEDA DE CABOS DE ENERGIA: Em caso de cabos da rede elétrica ao solo, afaste-se do local e contate a Equatorial Piauí por meio da Central de Atendimento no 0800 086 0800. “Reforçamos a importância de se afastar de cabos ao solo, principalmente em dias chuvosos. Nunca tente tocar no fio, seja com as mãos ou pedaços de madeira. Somente pessoas capacitadas e com os devidos equipamentos de proteção podem manusear os componentes da rede de energia”, destaca o Engenheiro de Segurança, Carlos Duarte. 

⚡️O QUE FAZER DENTRO DE CASA? Em casa ou locais internos os cuidados também devem ser redobrados. Em caso de temporal com fortes ventos e rajadas, raios, trovoadas e chuva intensa, retire imediatamente das tomadas os aparelhos de televisão, som, ventilador, computador, carregadores de celulares e outros. Ao desligar da tomada, desconecte o equipamento pelo plugue e utilizando calçado com solado emborrachado. Outro cuidado dentro de casa é com as paredes: caso estejam úmidas, evite o contato com elas e não ligue equipamentos elétricos em tomadas instaladas ali, pois as paredes podem ser fonte de choques e mau funcionamento de equipamentos, causando danos aos aparelhos. 

☔ ALAGAMENTOS E INUNDAÇÕES: Em períodos de muita chuva, algumas regiões podem sofrer alagamentos e inundações. Nesses casos, por medida de segurança, a Equatorial é acionada para realizar o desligamento da rede elétrica de toda a área com o objetivo de evitar acidentes. Mesmo assim, é importante seguir algumas orientações dentro das residências.

  • Primeiro, desligue o disjuntor no medidor de energia (chave geral), mas caso o medidor também corra risco de ser atingido pela água, ligue para a Central de Atendimento 0800-086-0800 e peça o desligamento no ramal de serviço.
  • Ao primeiro sinal de chuva forte, deixe os equipamentos eletrônicos fora do alcance da água. Ao perceber sinais de alagamento, retire os equipamentos elétricos da tomada e procure um lugar seco para se abrigar.
  • Evite a circulação de embarcações em locais onde o nível de rios, lagos e lagoas está acima do normal. O contado acidental de varas, remo, ou mesmo da embarcação com a rede elétrica pode causar graves acidentes.
  • Mesmo que a rede elétrica local seja desligada, nunca suba nos postes ou torres para se proteger da inundação, pois estes locais podem ainda estar energizados e causar graves acidentes.
  • Depois que o nível da água baixar, procure um eletricista para avaliar a instalação elétrica do imóvel, antes de religar os disjuntores.


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES