Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social

Em breve, será assinado o termo de cooperação entre a Distribuidora e a Secretaria

Equatorial Piauí e SEID alinham projeto para ampliar acesso a Tarifa Social | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Equatorial Piauí, em parceria com a Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), discutiram a formulação de um termo de cooperação técnica para ampliar o acesso ao benefício da Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) para pessoa com deficiência. O programa garante descontos de até 65% na fatura de energia para clientes baixa renda e é regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). 

Segundo a resolução nº 1000/21, da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica), todas as unidades consumidoras que possuírem famílias com renda de até 3 salários-mínimos e com portador de doença ou deficiência (física, motora, auditiva, visual, intelectual e múltipla) no qual o tratamento, procedimento médico ou terapêutico necessite do uso continuado de aparelhos, equipamentos ou instrumentos que, para o seu funcionamento, demandem consumo de energia elétrica, têm direito ao benefício com descontos de até 65% na fatura de energia para clientes baixa renda.  

“Esse é um mecanismo para que às famílias tenham direito a importantes descontos na conta de energia. Essa parceria entre Equatorial e Seid vem para ampliar o número de pessoas com acesso a descontos de até 65% na sua fatura mensal de energia. Para isso, a SEID vai realizar um mapeamento das famílias que atendem os critérios e repassar para a Equatorial, alguns critérios são: nº do NIS, Cadastro Único (CadÚnico) ou BPC atualizados e o laudo emitido por profissional médico do Sistema Único de Saúde (SUS) ou homologado, certificando a situação de saúde, informando qual aparelho elétrico é necessário, número de horas mensais e a previsão de período de uso. Importante ressaltar que a fatura de energia não precisa está no nome da pessoa com deficiência, assim basta que ela indique qual o número da conta contrato onde ela reside e independente de quem é o titular da conta pode ser concedido o benefício”, disse Júlia Pessoa, Executiva de Comunicação da Equatorial Piauí.         

Atualmente, no Piauí aproximadamente 576.572 famílias são beneficiadas pela Tarifa Social de Energia Elétrica. 

O Secretário de Estado da Seid, Mauro Eduardo, afirma que a iniciativa vem para garantir mais conforto para as pessoas com deficiência. “É uma expectativa muito grande, pois é uma parceria muito importante que vai disponibilizar mais conforto às famílias. A maioria das famílias são baixa renda e, muitas vezes, possuem dificuldades de arcar com o pagamento de um conta de energia. Por isso, o benefício vem para disponibilizar um importante desconto na sua fatura. A maioria das pessoas necessitam da utilização de equipamentos para auxiliar nas suas condições diárias. Com isso, a tarifa vem para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência no Piauí”, destacou Mauro Eduardo.    

Famílias que possuam membros com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) têm direito ao benefício de acordo com resolução da ANEEL, sendo necessário atender todos os critérios estabelecidos. Elena Lima é mão de dois filhos autistas e ressalta a importância da iniciativa para a população do estado.   

“Enquanto mãe de autistas estamos muitos felizes como esse desconto, tendo em vista, que vai alcançar muitas famílias que realmente necessitam. Essa parceria entre Equatorial e Seid vem em um momento no qual as pessoas estão realmente precisando desse apoio. A ação vai ter um grande alcance, já que temos muitas pessoas com deficiência no Piauí e a maioria precisa desse desconto. Quero parabenizar a Equatorial por esse projeto que vem de encontro com uma necessidade da nossa população, principalmente aqueles com deficiência”, pontua.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES