Equipe do Hospital de Traumas da Alemanha visita São Raimundo Nonato

Projeto visa reduzir o número de lesões e mortes decorrentes de acidentes envolvendo crianças e adolescentes de 6 a 18 anos

Equipe do Hospital de Traumas UKB da Alemanha esteve em São Raimundo Nonato, | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Uma equipe do Hospital de Traumas UKB da Alemanha esteve no município de São Raimundo Nonato, com o intuito de conhecer a realidade local e estabelecer parcerias com as instituições de saúde, assistência social e educação da região. O objetivo da visita foi à apresentação do Projeto Pratice-Trauma Infantil, que visa reduzir o número de lesões e mortes ocasionadas por acidentes envolvendo crianças e adolescentes de 6 a 18 anos na região da Serra da Capivara.

Formada por médicos e enfermeiros especializados em traumas, a equipe alemã focou na exploração de diversas instituições locais, incluindo o Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), escolas e secretarias de assistência social e educação do município.

O diretor do Hospital Regional Senador Cândido Ferraz, Evandro César, enfatizou a importância da visita para a adaptação do projeto às necessidades específicas da região. "Esse projeto tem duas vertentes: a primeira é treinar equipes multiprofissionais na abordagem de trauma, tanto no atendimento pré-hospitalar quanto no hospitalar. Isso inclui o treinamento das equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da UPA e do Hospital. A segunda vertente é voltada para a prevenção, envolvendo famílias em situação de vulnerabilidade, escolas e as secretarias municipais de Educação e Assistência Social", explicou o diretor.

O Projeto Practice-Trauma Infantil é um esforço conjunto que busca promover a segurança e o bem-estar das crianças e adolescentes da região. A ideia é treinar profissionais da saúde para lidar eficazmente com situações de trauma, ao mesmo tempo em que se trabalha na prevenção de acidentes, por meio de parcerias com instituições educacionais e de assistência social.

“Neste primeiro momento o grupo veio conhecer a região e buscar com os parceiros desenvolver as primeiras ações do projeto, que pretende conscientizar alunos e pais sobre os perigos no trânsito e capacitar profissionais para o atendimento de urgência/emergência”, explica o coordenador da Rede de Urgências e Emergências da Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), Telmo Mesquita. 

A execução do projeto está programada para fevereiro de 2024, quando a equipe alemã retornará para São Raimundo Nonato, a fim de iniciar o treinamento e implementar as diversas etapas do projeto.

"Esse projeto vai focar em diminuir os acidentes em crianças e adolescentes nessa região. A causa de morte mais relevante para pessoas de até 29 anos é o acidente de trânsito. Isso ocorre no mundo inteiro. É um problema relevante para a saúde pública . Vamos juntos nessa união de esforços diminuir o impacto desses acidente e evitar o trauma", afirma Uwe Felipe Weibrechtm, coordenador internacional do Projeto Practice.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES