Estoque do Banco de Sangue volta a ficar crítico e doadores são convocados

Nesta quinta-feira (18), a quantidade disponível estava 75% abaixo do nível ideal, um índice considerado bastante crítico.

Banco de Sangue de Teresina precisa de doadores | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os estoques do Banco de Sangue de Teresina voltaram a atingir nível crítico. Segundo a instituição, nesta quinta-feira (18), a quantidade disponível estava 75% abaixo do nível ideal, um índice considerado bastante crítico. Para aumentar o nível do estoque, doadores regulares e a população em geral estão sendo convocados, em caráter de urgência.

“Estamos recebendo apenas cerca de 10 a 15 doações por dia, quando o ideal são 60 coletas diárias, para que se possa atender com equilíbrio às demandas dos hospitais. Esse número é muito baixo, sob risco de faltar bolsas de sangue para atendermos nossos pacientes”, afirma Érica Santana, líder de captação do Banco de Sangue de Teresina, ao ressaltar que todos os tipos sanguíneos são necessários neste momento.

O GSH Banco de Sangue de Teresina atende a demanda que chega de cinco hospitais da região, além da Clínica e Maternidade Santa Fé e do Centro Ortopédico Teresina – COT, fornecendo bolsas de sangue aos pacientes que estão internados e precisam de transfusão de sangue para se recuperarem. Para muitas pessoas que estão enfermas, os componentes sanguíneos são a única esperança de vida, um em cada dez pacientes internados necessitam de transfusões. 

“Por isso, as doações de sangue têm que ser constantes e em um ritmo que atenda a essas necessidades. Estamos nos recuperando de um período com vários feriados prolongados seguidos que impactaram na queda dos nossos estoques, o que afastou os doadores temporariamente”, explica Érica. 

Novo horário de atendimento

A partir deste mês, O GSH Banco de Sangue de Teresina passou a funcionar das 7h às 12h30, de segunda a sábado, na Rua Governador Raimundo Artur de Vasconcelos, 367, Centro (Sul) - 3º andar (Centro Clínico Hospital São Marcos – Ala B). O local dispõe de estacionamento gratuito para os doadores. Para doar, basta comparecer à unidade, ou agendar previamente pelos telefones (86) 3026-8200 e WhatsApp (86) 98139-7943, observando os requisitos abaixo:

Requisitos básicos para doação de sangue:

  • Apresentar um documento oficial com foto (RG, CNH etc.) em bom estado de conservação;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos desde que a primeira doação seja realizada até os 60 anos (menores de idade precisam de autorização e presença dos pais no momento da doação);
  • Estar em boas condições de saúde;
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Não ter feito uso de bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Após o almoço ou ingestão de alimentos gordurosos, aguardar 3 horas. 
  • Não é necessário estar em jejum;
  • Se fez tatuagem e/ou piercing, aguardar 12 meses. Exceto para região genital e língua (12 meses após a retirada);
  • Se passou por endoscopia ou procedimento endoscópico, aguardar 6 meses;
  • Não ter tido gripe ou resfriado nos últimos 7 dias;
  • Não ter tido Sífilis, Doença de Chagas ou AIDS;
  • Não ter diabetes em uso de insulina;


Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES