Estudante da rede pública é aprovado em Medicina na UFPI

O estudante Antônio Apolinário Sousa, de 20 anos, vai realizar seu grande sonho de cursar Medicina

Antônio Apolinário Sousa | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Querer, poder e conseguir! O estudante Antônio Apolinário Sousa, de 20 anos, vai realizar seu grande sonho de cursar Medicina. Filho de agricultores, o jovem concluiu o Ensino Médio na Unidade Escolar Antônio Pereira de Araújo, localizada em São Luís do Piauí, e agora vai ingressar na Universidade Federal do Piauí sendo um exemplo de foco, superação e persistência.

“Eu não tinha internet em casa e isso foi um obstáculo. Eu ia até à casa de meu tio para assistir às aulas. Minha rotina de estudo era de 19h às 23h da noite. Usava mais a internet e lia alguns livros do Ensino Médio e Fundamental. Eu não fiz cursinho, pois não tinha como arcar e a minha estratégia era começar dos assuntos mais básicos e seguir até o mais avançado. Nessa época conheci os grupos Pré-Enem da Seduc e me tornei monitor e corretor de redação Pré-Enem, onde conheci vários professores e me preparei mais ainda, foi uma sensação muito boa”, afirmou Antônio.

Antônio relatou que começou a prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde a 1ª Série do Ensino Médio para ganhar experiência. “Agradeço primeiramente a Deus, aos meus pais por todo o incentivo, à minha família, aos meus irmãos e à minha cunhada. A aprovação representa um resultado de muita dedicação e esforço. Eu contei com o apoio da minha escola, dos professores que me auxiliaram nos estudos e das aulas por meio do Canal Educação”, acrescentou.

Ele relata que sempre teve o apoio dos seus pais no incentivo aos estudos e que o seu grande sonho era ser médico, desejo que sua família também idealizava. “O sonho da minha família era que eu me tornasse médico e que eu fosse o médico da família. Esse não é um sonho só meu, mas de todos, pois sabemos que em São Luís os profissionais são escassos, principalmente em Medicina. O meu sonho sempre foi fazer esse curso, sempre busquei ajudar as pessoas e vejo que a Medicina é um meio de ajudar as pessoas no seu bem-estar.  Acho que é uma área muito humana, principalmente quando o profissional é de bom coração e ajuda muito as pessoas”, afirma.

Crislane de Araújo Sousa, a diretora da escola em que Antônio concluiu o Ensino Médio, afirmou que o exemplo do jovem é motivo de orgulho para a Rede Pública de Educação e de incentivo para outros estudantes. “Inicialmente, eu fiquei muito emocionada e também muito feliz pelo Antônio, até mesmo pela sua história de vida. A jornada que ele enfrentava para frequentar a escola já era uma luta diária e eu fiquei imensamente feliz pelo fato de que Antônio sempre foi aluno de escola pública. Dentro da sala de aula, ele sempre foi um aluno dedicado, esforçado e muito educado. Antônio é a prova viva de que a Educação Pública é de qualidade e jovens como ele se tornam exemplos, tanto para outros estudantes, como para nós que fazemos a Educação, por ser a prova viva de que vale a pena todo o esforço diário e toda dedicação para fazer com que a escola pública seja, sim, um ensino de qualidade”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES