Estudante da Uespi recebe novo reconhecimento da ONU em concurso de vídeos

O destaque agora veio com seu vídeo “O Sonho de João”, que retrata a história de um garoto do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo sonho é se tornar jogador de futebol.

Carmo Neto é estudante de Jornalismo no campus de Picos | Reprodução- Redes Sociais
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O estudante de Jornalismo no campus de Picos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Carmo Neto, de 20 anos, alcançou mais uma vez o reconhecimento internacional por seu talento no Plural + Youth Video Festival, uma competição de vídeos da Organização das Nações Unidas (ONU).  Já premiado em 2021, o destaque agora veio com seu vídeo "O Sonho de João", que retrata a história de um garoto do povoado Mandacaru, em São Julião, cujo sonho é se tornar jogador de futebol.

O concurso Plural Plus, promovido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), visa proporcionar uma plataforma para que jovens ao redor do mundo abordem temas cruciais, como xenofobia, migração, diversidade e inclusão social.

Carmo Neto é estudante de Jornalismo no campus de Picos

Carmo recebeu a notícia do prêmio em 19 de outubro, e nesta segunda-feira (6), o vídeo foi exibido no auditório da Uespi em Picos, para os estudantes do curso de jornalismo. Como um dos premiados neste concurso de renome internacional, Carmo Neto foi convidado a participar da cerimônia de premiação em Nova York, nos Estados Unidos.

Seu vídeo, "O Sonho de João", aborda a desigualdade no acesso a oportunidades e como isso impacta os sonhos e aspirações de pessoas em situação de vulnerabilidade social. O curta-metragem, produzido em inglês, retrata a história de João, capturando momentos do menino de 9 anos jogando futebol no povoado Mandacaru e em suas rotinas diárias.

"Meu objetivo era mostrar como as desigualdades de oportunidades afetam os sonhos de crianças como João, que buscam uma vida melhor. O vídeo é um apelo contra as barreiras sociais que limitam o potencial de muitas pessoas", diz o jovem, que concluiu o ensino médio na unidade escolar estadual Aprígio Pereira Bezerra, em São Julião, onde nasceu.

Em um vídeo postado em seu perfil no Instagram, Carmo Neto diz que seu prêmio não é uma vitória individual, mas coletiva. “Eu acredito que nenhuma conquista ou vitória nas nossas vidas é somente individual. É sempre resultado de um trabalho coletivo. Por trás de uma conquista sempre existe uma rede de apoio, seja família, amigos”, publicou.

Em 2021, Carmo já havia sido reconhecido ao vencer o 4° Desafio Juvenil de Direitos Humanos da ONU com um vídeo sobre mudanças climáticas e o direito humano à água, o que ressalta ainda mais a sua contribuição e dedicação em temas relevantes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES