Estudante da UESPI vai representar o Brasil em Festival de Literatura em Lisboa

O estudante sempre gostou de ler e escrever, foi incentivado pela mãe professora a entrar cedo no mundo da literatura

Estudante da UESPI vai representar o Brasil em Festival em Lisboa | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na próxima segunda-feira (11) o poeta Gustavo Augusto embarca para Portugal, onde vai participar do VIII Festival de Poesia de Lisboa. O evento acontece todos os anos desde 2016 e dessa vez reúne cerca de 171 poetas de todo o mundo, o jovem participa pela primeira vez de forma presencial.

Natural de Timon (MA), Gustavo tem 20 anos e cursa Letras Português na Universidade Estadual do Piauí. Em entrevista ao meionorte.com, o estudante conta que sempre gostou de ler e escrever, e foi incentivado pela mãe professora a entrar cedo no mundo da literatura. Mas foi quando entrou no ensino médio em 2019 que sua paixão pela poesia floresceu e foi incentivada por professores da instituição.

“Eu estava na sala de aula escrevendo um poema e entre passos e outros a professora de literatura (Elza), passou do meu lado e leu o poema. Eu ia amassar esse poema pra jogar fora, porque eu sempre fazia isso, eu sempre escrevia e jogava fora. Ela viu e disse “Não, a partir de hoje toda aula minha tu vai ler um poema pra pra turma inteira e todos vão te escutar”, destaca.

Estudante da UESPI vai representar o Brasil em Festival de Literatura em Lisboa / Foto - Reprodução

Depois disso o jovem se tornou um verdadeiro poeta, participou de forma online de vários outros concursos nacionais e internacionais. Ele foi a pessoa mais jovem a ingressar no Festival de Poesia de Lisboa e dessa vez viaja para Portugal onde vai participar de forma presencial. A viagem acontece após conseguir junto ao governo do estado arcar com os custos da viagem até o país europeu.

"Para mim está sendo uma sensação maravilhosa e ainda mais justamente por vim de escola pública e está representando uma classe tão desvalorizada. Já participei de bastante festival, mas esse está aquecendo meu coração. Estou bastante ansioso para viver a experiência , mas estou seguro de que vai dar tudo certo e de que o festival irá me abrir portas", finalizou.

O Festival de Poesia de Lisboa homenageia todo ano algum autor ou escritor. Na edição de 2023, a escritora mineira Adélia Prado é a grande homenageada. Para participar do concurso são feitas seleções através de chamadas públicas para todos os poetas que quiserem se inscrever. Os inscritos tem que mandar um poema de acordo com um tema regente no festival e somente os classificados são escolhidos para participar. Esse ano foram selecionados 171 poetas de dez países e mais de três continentes.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES