Exclusivo Estudante de Teresina desenvolve projeto que monitora a qualidade da água

Ao Meionorte.com, Manoel Neto explicou a origem da ideia.

Estudante de Teresina desenvolve projeto que monitora a qualidade da água | Jéssica Dayane/ Portal Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

“Eu tenho que ajudar essas pessoas de alguma forma”, foi com esse pensamento que o estudante teresinense do 2° ano do ensino médio, Manoel José Nunes Neto, de 17 anos, pôs em prática um projeto que ele mesmo elaborou: Rover aquático autônomo para monitoramento de qualidade da água - Uma ferramenta portátil de baixo custo. 

Equipamento desenvolvido pelo estudante./Foto: Arquivo pessoal

Ao Meionorte.com, Manoel Neto explicou a origem da ideia. Ele conta que desde criança é apaixonado por tecnologia e a iniciativa surgiu através da observação de comunidades que necessitavam de um suporte em relação ao consumo de água, porém não tinham condições financeiras. Diante disto, o jovem projetou um equipamento acessível e reciclável com capacidade de detectar se a água está própria para consumo.

“Então a pessoa, além de comprar esse equipamento, ela tem que chamar um técnico, porque ela não entende. E eu pensei ‘eu vou projetar um equipamento que ele substitui o técnico e o equipamento por um valor super acessível’. Foi assim que eu criei o rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água. Uma ferramenta portátil e de baixo custo”, afirmou o estudante.

Estudante de Teresina desenvolve projeto que monitora a qualidade da água./Foto: Arquivo pessoal

FUNCIONAMENTO DO PROJETO

A máquina, de forma autônoma, usa parâmetros como o PH e a turbidez para informar via celular se a água está boa ou não, através de cálculos. Feita com elementos recicláveis, ela ainda conta com uma placa fotovoltaica para manter o funcionamento. Questionado pela reportagem sobre a operação, ele explicou que "A própria máquina faz esse tipo de cálculo e já informa”. 

Ainda de acordo com Manoel, o equipamento  possui um sistema de geolocalização por satélite que informa onde tem um foco de contaminação e manda um gráfico. Na terceira etapa do projeto, ele terá um motor que poderá fazer uma expedição pelo rio. “Ela vai lá, mostra e já fala, se a sua água está com contaminação ou ela precisa ser tratada de tal forma”.  

Projeto está na terceira fase de evolução./Foto: Arquivo pessoal

“Muitos indígenas e populações de Ribeirinhas consomem a água sem saber que ela está contaminada. E tendo um equipamento que fique 24 horas lá por um baixo custo e informem para eles como um alerta, um radar, isso é ótimo. Porque eles vão ter meio que uma segurança. E com esse radar, órgãos como o governo podem ir lá investigar”, afirmou. 

RECONHECIMENTO

Por fim, o estudante destacou o reconhecimento que ganhou através do projeto, o qual desenvolveu com outros amigos. Manoel Neto participou da Mostra Nacional de Robótica, na Bahia; está concorrendo a uma bolsa de iniciação científica; foi premiado em primeiro lugar na Feira Mineira de Iniciação Científica (FEMIC); e ganhou credencial para Porto Rico. 

“Eu me coloquei no lugar das pessoas que realmente passam por essa dificuldade e eu vi que elas não recebem a devida atenção porque por ser algo caro. Eu disse ‘porque ninguém dá atenção a essas pessoas porque não existe um equipamento pra isso’. Foi daí que surgiu a ideia, ‘Eu tenho que ajudar essas pessoas de alguma forma ou com algum equipamento ou com algum outro projeto’, foi quando saiu esse”, afirmou. 

Manoel e a mãe./Foto: Jéssica Dayane/Portal  Meio Norte

Para a dona Francinalda Sousa, mãe de Manoel, a ideia do filho a assustou, porém fica feliz pois o projeto vai incentivar outros jovens. “Eu me sinto muito feliz, a gente se sente muito orgulhoso por conta disso. A gente espera que dê certo”. 

“Eu fico muito assustada, porque a princípio eu brigava muito com ele. Ele pequenininho sempre gostou disso. Quando ele conseguia encaixar alguma coisa que dava, saía algum fogo, alguma coisa, ele ficava muito feliz, chamava a gente logo para ver. E isso foi isso, só que eu nunca dei esse incentivo para ele [...] Eu me sinto muito feliz, a gente sente muito orgulho”, enfatizou a mãe.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES