Estudantes da Uespi serão agentes mobilizadores na 2ª fase do OPA

A Seplan selecionou 50 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina e Parnaíba

Estudantes da Uespi serão agentes mobilizadores na 2ª fase do OPA | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A segunda fase do OPA, programa estadual de Orçamento Participativo, terá início em breve. Será a etapa de votação popular, onde a sociedade elege, dentre as propostas selecionadas, aquela que deseja ver executada em sua cidade. Ao todo, foram 223 entidades cadastradas, que lançaram 571 propostas, dessas, 358 estão aptas para ir a voto popular a partir do dia 1º de agosto.

Para ajudar nessa  segunda fase do programa, a Secretaria do Estado de Planejamento (Seplan) fez a seleção de 50 estudantes dos cursos de graduação da Universidade Estadual do Piauí, dos campi de Teresina e Parnaíba. “Eles vão atuar como agentes mobilizadores, auxiliando a população nas cabines móveis de votação e também com o recurso tecnológico, já que todo o processo é online”, afirmou Enia Meneses, diretora do Orçamento Participativo da Seplan.

A seleção obedece às normas estabelecidas pela Lei 11.788/2008 (Lei de Estágio de Estudantes) e Resolução CEPEX 004/2021. De acordo com essas normas, os estudantes são remunerados pelo Estado e devem cumprir uma carga horária diária de 5 horas durante o período de um mês.

Antes de iniciarem, os selecionados passaram por um treinamento realizado na manhã desta segunda-feira (24) na sede da Seplan. Durante o treinamento, eles foram apresentados à plataforma parceira, o Colab, e receberam instruções detalhadas sobre como auxiliar a população nessa fase. A votação estará acessível através do site ou do aplicativo Colab, além do whatsapp, proporcionando múltiplas opções para a participação da comunidade.

Wanderson Costa, que é aluno do curso de Geografia da Uespi, foi um dos selecionados para o estágio como agente OPA. “Dentro da nossa grade trabalhamos também com planejamento, então me inscrevi nesse estágio para ter a oportunidade de participar da construção desse mecanismos, que traz a sociedade para as tomadas de decisão”, pontuou.

A etapa de votação popular do OPA começa em 1º de agosto e qualquer pessoa com mais de 16 anos e com CPF, residente em Teresina e Parnaíba, poderá participar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES