Estudantes do Piauí ensinarão servidores mais velhos a utilizarem novas tecnologias

Os jovens selecionados passarão por um curso de formação para compreender o funcionamento do estado e serão remunerados por cinco dias de trabalho

Estudantes do Piauí ensinarão servidores mais velhos a utilizarem novas tecnologias | Livia Medeiros
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Piauí vai contratar 400 jovens para oferecer suporte aos servidores públicos estaduais na adaptação às novas tecnologias. Com quase um quinto dos servidores da capital, Teresina, com mais de 60 anos, muitos enfrentam desafios na utilização de dispositivos digitais.

👩‍💻 O QUE ACONTECEU: O programa Oportunidade Jovem vai convocar 400 estudantes, entre 14 e 21 anos, matriculados a partir do 5º ano do ensino fundamental em escolas públicas da capital, será encarregado de auxiliar os funcionários mais experientes na adoção das inovações tecnológicas. Eles trabalharão seis horas por dia, recebendo um salário de R$ 720, além de seguro de vida, vale-transporte e outros benefícios. As tarefas que serão ensinadas variam desde acessar o contracheque no site oficial do governo até lidar com aplicativos para solicitar aposentadoria.

“Faremos a combinação entre a geração virtual dos jovens atuais e a experiência dos servidores estaduais na prestação dos serviços públicos. Dentro das regras do aprendiz, o jovem vai participar de um processo de inclusão digital no dia a dia das rotinas do serviço público com a meta principal de assessorar e incluir digitalmente os servidores públicos para que a população seja atendida de forma bem mais inclusiva e, também, sem se desconectar da era digital”, explicou Samuel Nascimento, da Secretaria da Administração (Sead). 

👎EFICIÊNCIA DO SERVIÇO AFETADA: O governo estadual encomendou uma investigação para identificar suas necessidades. A partir desse mapeamento realizado pela organização sem fins lucrativos Motriz, ficou evidente a falta de habilidades em letramento digital entre esses servidores próximos da aposentadoria, o que afetava não apenas a eficiência do serviço, mas também o seu engajamento.

🔃INTERAÇÃO ENTRE GERAÇÕES: Apesar da aparente improbabilidade de jovens sem experiência contribuírem nesse sentido, a iniciativa visa criar uma interação entre diferentes faixas etárias para valorizar a experiência dos servidores mais velhos e promover uma maior integração no ambiente de trabalho.

🎓CURSO DE FORMAÇÃO: Os jovens selecionados passarão por um curso de formação para compreender o funcionamento do estado e serão remunerados por cinco dias de trabalho, incluindo um dia dedicado a treinamentos. Os critérios de seleção consideram o desempenho acadêmico, o perfil social e a disponibilidade dos candidatos. A expectativa é receber cerca de 15 mil inscrições, de um total de aproximadamente 80 mil estudantes da rede estadual.

🗺️ONDE SERÁ IMPLEMENTADO: Os jovens serão distribuídos em todas as 39 secretarias e autarquias do estado, tanto na administração direta quanto indireta. Inicialmente, o programa será lançado na capital, Teresina, onde está concentrada a maior parte dos servidores, com planos de expansão para todo o estado, com um total de 1.500 vagas previstas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES