Evento de simulação da ONU em THE prepara estudantes sobre questões globais

Conferência da Great International School instigou estudantes do Ensino Fundamental e Médio a refletirem temas relevantes que impactam o planeta.

Simulação da ONU com estudantes do Ensino Fundamental e Médio promove o pensamento crítico, a argumentação e o desenvolvimento do pensamento global | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Buscando uma formação além da grade curricular e uma preparação para a vida, estudantes do Ensino Fundamental e Médio de Teresina, São Luís e outros estados, participaram no último fim de semana, do Model Simulation ONU 2023.  Trata-se de uma conferência realizada pela Great International School em parceria com a International Negotia, a maior instituição de simulações e modelos da Organização das Nações Unidas (ONU), para debater temas relevantes de impacto global.

Simulação da ONU em Teresina reuniu estudantes de diversas escolas em uma experiência única repleta de aprendizado com formação para vida.

O evento cria ambientes estimulantes de aprendizado, no qual os alunos enfrentam crises fictícias e são desafiados a encontrarem soluções, desenvolvendo habilidades cruciais como oratória, debate e pensamento crítico.  

Nesse contexto, ocorre a representação de papéis de organismos internacionais, que proporcionam o estudo e o debate de temas da geopolítica; o aprofundamento de conhecimentos sobre diversos países; a inserção no complexo contexto das relações internacionais; e a vivência de situações de crises em que os estudantes precisam se posicionar e dialogar, construindo soluções pacíficas.

Assim, eles debatem temas como o descarte de lixo nos oceanos, por exemplo, defendendo interesses e ideais de cada país, divididos em delegações com diferentes perspectivas em um ambiente democrático. Ao final dos debates, os participantes devem chegar a um consenso e aprovar a resolução final. Tudo de acordo com os padrões oficiais das Nações Unidas.

No evento, os alunos simulam delegações de diferentes países para defender ideias e interesses trabalhando oratória e argumentação

Segundo o professor da Great School, João Cícero, articulador do evento, uma das ênfases centrais é justamente o desenvolvimento das habilidades de oratória e debate dos alunos.

“Durante as simulações, eles têm a oportunidade de apresentar argumentos convincentes, defender suas posições e negociar com seus colegas. Essa experiência enriquecedora não só aprimora a capacidade de comunicação oral, mas também os prepara para enfrentar futuros desafios acadêmicos e profissionais com confiança e desenvoltura," explica o docente.

A estudante Maria Paula Reis, que veio de São Luís-MA para participar do evento, diz que conheceu a INTERGREAT pelo site e alguns amigos de Teresina, e que logo decidiu se inscrever. “Foram algumas horas de viagem, mas a experiência valeu muito a pena”, destacou.

Já Lavínia Maria, aluna da escola internacional que sediou o evento, afirma que a simulação da ONU foi uma experiência incrível.  “Ajudou tanto na minha oratória, quanto a me socializar, fazer novos amigos; e também a descobrir mais sobre situações que estão acontecendo atualmente no mundo”, contou a estudante.

O professor João Cícero frisa como isto demonstra o sucesso e importância do evento, que busca justamente incentivar jovens a refletirem sobre questões globais, inspirando um senso de responsabilidade em relação ao futuro da humanidade.

“Nesse evento, os participantes aprendem que possuem o poder de fazer a diferença, que suas vozes e ações podem ter um impacto significativo no planeta, desde a preservação do meio ambiente até a promoção da paz e da justiça.  Essa é nossa missão com o INTERGREAT, inspirar e preparar a próxima geração de líderes globais comprometidos com um mundo melhor”, finalizou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES