Ex-Procurador Geral do Estado do Piauí, Abílio de Santana morre aos 77 anos

Duas décadas após deixar a chefia, já em final de carreira, optou pela aposentadoria voluntária

Ex-Procurador Geral do Estado do Piauí, Abílio de Santana morre aos 77 anos | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Procuradoria Geral do Estado do Piauí informou, na manhã desta terça-feira (31), o falecimento do ex-Procurador-Geral do Estado, Abílio de Santana Ribeiro, aos 77 anos. Dr. Abílio foi Procurador-Geral entre os anos de 1991 e 1994. 

Duas décadas após deixar a chefia, já em final de carreira, optou pela aposentadoria voluntária. Ano que vem, ele completaria meio século de PGE/PI, uma vida inteira dedicada a advocacia pública. Nos 40 anos como Procurador de Estado, Abílio Santana teve papel fundamental no crescimento e no fortalecimento do órgão, principalmente na área jurídica, onde atuou por todo o tempo que esteve na instituição. 

“Era um ser humano querido por todos e deixa um exemplo pela retidão, competência, dedicação e seu elevadíssimo espírito público”, destacou Pierot Júnior, atual Procurador-Geral, lembrando que ainda atou, lado a lado com ele, por quatro anos, antes da aposentadoria. 

Abílio deixa um casal de filhos, Claudia Virgínia; que já foi Procuradora de Estado, e Abílio de Santana Ribeiro Júnior, que atua na PGE/PI como assessor jurídico, além da viúva Marta Chaves, atual analista técnica, também da Procuradoria. A PGE-PI transmite aos seus familiares e amigos, sentimentos de profundo pesar, esperando que Deus conforte os seus corações pela perda irreparável. 

O velório será realizado a partir das 10 h desta terça-feira (31), no espaço Nuvem da funerária Pax União, na avenida Miguel Rosa.

Governo do Estado do Piauí divulga nota de pesar

O Governo do Estado do Piauí manifesta profundo pesar pelo falecimento do ex-procurador-geral do Estado, Abílio de Santana Ribeiro, nesta terça-feira (31), aos 77 anos. Dr. Abílio foi procurador-geral entre os anos de 1991 e 1994. Ele teve papel fundamental no crescimento e no fortalecimento da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), principalmente na área jurídica onde atuou por todo o tempo que esteve na instituição. 

Neste momento, o Governo do Estado do Piauí se solidariza aos familiares e amigos e expressa as mais sinceras condolências.

OAB e MPPI divulgam nota lamentando a morte de Abílio  de Santana Ribeiro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, lamenta profundamente o falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, que era Procurador do Estado do Piauí aposentado e foi Procurador Geral do Estado nos Governos Freitas Neto e Guilherme Melo.

O Presidente de OAB Piauí, Advogado Celso Barros Coelho Neto, lamentou a morte e relembrou que o Advogado Abílio Santana Ribeiro era uma das maiores reservas morais do Piauí.

“Foi um abnegado Procurador do Estado. O Estado do Piauí deve muito ao Doutor Abílio. Tive a honra de ser seu contemporâneo na PGE e sempre nos ensinava notadamente sobre a legislação estadual da qual era exímio conhecedor! Um dia triste para a advocacia do Piauí”, pontuou Celso Barros.

Neste momento de dor e resignação, a Seccional se solidariza com a família e amigos de Abílio Santana Ribeiro e expressa as mais profundas e sinceras condolências. Abílio Santana deixou os filhos Advogados Abílio Júnior e Cláudia Ribeiro.

Em decorrência do falecimento do Advogado Abílio Santana Ribeiro, a OAB Piauí decretou luto oficial de três dias.

MPPI

Ministério Público do Estado do Piauí expressa profundo pesar pelo falecimento do Procurador do Estado aposentado Abílio de Santana Ribeiro, irmão do Procurador de Justiça aposentado Alípio de Santana Ribeiro. Compartilhamos sentimentos de solidariedade com os familiares e amigos enlutados, e em especial com o estimado membro deste Parquet. Enviamos votos para que a fé, a união e o amor confortem seus corações.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES