Expoapi inicia a 72° edição com sucesso de expositores e visitantes

A edição 2023 segue até o dia 10 de dezembro com uma programação diversa de shows musicais, exposição de animais, feiras, venda de produtos e muito mais

Expoapi inicia a 72° edição com sucesso de expositores e visitantes | Alécio Rodrigues
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início neste domingo (03), a 72ª edição da Exposição Agropecuária do Piauí (Expoapi). O evento se consagra como um dos mais tradicionais do agro na região Norte e Nordeste. A edição 2023 segue até o dia 10 de dezembro com uma programação diversa de shows musicais, exposição de animais, feiras, venda de produtos e muito mais.

Durante oito dias, mais de 300 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Dirceu Arcoverde, localizado na BR-343, em Teresina. Buscando o maior conforto para o público, investimentos foram destinados para revitalização completa do espaço.

Iniciando já no segundo dia, os leilões são uma atração à parte, nos quais os compradores têm a oportunidade de adquirir animais de alto padrão genético e potencial de produção. Serão realizados sete leilões durante o evento, juntos eles devem movimentar cerca de R$ 15 milhões no período de 3 a 9 de dezembro. 

De forma gratuita, o público presente vai poder desfrutar de momentos inesquecíveis com atrações musicais de nível nacional. Neste domingo, por exemplo, João Pizada, Bonde do Brasil, Jarly Almeida, Júnior Viana e Marcus Julião são os responsáveis pela animação da galera.

Uma verdadeira multidão de teresinenses visitou as exposições durante o primeiro dia. Mas além da população local, a Maria Clara, estudante de zootecnia, natural do Maranhão, também fez questão de participar e conferir todos os stands e suas diversidades. Para ela, a experiência é animadora.

"Eu já tinha experiência de ter visitado a Expoema, no Maranhão, e essa é a minha primeira vez na Expoapi, mas ao meu ver está sendo um evento magnífico, eu tô gostando muito, tanto eu como a minha família, porque veio todo mundo pra poder aproveitar. Se Deus quiser vou vim todos os dias, também pra aproveitar os shows".

Expoapi inicia a 72° edição com sucesso de expositores e visitantes / Foto - Alécio Rodrigues

Fábio Abreu, secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), destacou a cavalgada que abriu oficialmente a Expoapi na manhã deste domingo e que acredita que a edição atual vai ser um recorde de participação de expositores e visitantes.

“Nós podemos aqui destacar com esse primeiro dia, começando pela cavalgada, que foi bastante prestigiada, e agora, à noite, nós observamos uma participação já inicialmente de muitas pessoas, embora alguns estandes, alguns expositores ainda estejam no início das suas apresentações. Eu acredito que durante esse percurso da semana nós teremos aqui um público recorde de participação, e uma parte de comercialização. Eu tenho observado aqui a perspectiva também aumentou daqueles que estão expondo. Nós vamos ter leilões aqui praticamente todos os dias de várias raças, do Nelore, do Gi, do Gi Leiteiro, de equinos também, vamos ter leilões de cavalos. Então é um evento que, com essa edição, se consolida mais ainda o Piauí e no cenário nacional”, disse.

Expoapi inicia a 72° edição com sucesso de expositores e visitantes / Foto - Alécio Rodrigues

Além de leilão e shows para promover lazer para a população, a Expoapi também movimenta a economia e proporciona uma renda extra para todos os empreendedores que resolveram participar com suas barracas. Para a Francilene, que já trabalha há 5 anos na feira de exposições, o evento é uma ótima temporada de vendas. 

“Aqui na minha barraca o visitante vai encontrar carne de sol, macaxeira, maria isabel, creme de galinha, batata frita, cachorro quente e bebidas. Pode vir aqui até o próximo sábado que tem muita comida, muita diversão aqui. Muita comida boa, do começo ao fim”, disse.

Expoapi inicia a 72° edição com sucesso de expositores e visitantes / Foto - Alécio Rodrigues

André Nogueira, presidente da Associação Piauiense de Criadores de Zebu informou que a edição do ano de 2024 é a maior no segmento de leilões e shopping de animais, com a maior exposição que uma Expoapi já teve.

"Olha, nós saímos aí de um período de pandemia, mas o agro não parou, e se não parou, ele cresceu muito. E esse ano nós estamos aqui superando todos os recordes de presença de animais, número de leilões, shopping de animais. Para se ter uma ideia, nós já ultrapassamos os mil animais aqui, expostos, animais puros de origem, nos pavilhões, nos currais. Nós vamos ter sete leilões, algo nunca visto em uma expoapi em poucas exposições do Brasil. Três shopping de animais, que é uma modalidade onde o comprador negocia direto com o vendedor. Então assim, vamos ter também três pistas de julgamento ranqueadas, nacionalmente, da raça Nelore, da raça Girolando e da raça Gileiteiro, além de diversas atividades do setor da pecuária. Pista de ouvidos e caprinos, leilões, vaquejada, provas do Mangalaga Machador e também uma semana de troca de experiências e comercialização.

Umas das atrações mais aguardadas da primeira noite, Bonde do Brasil prometeu, ao MeioNorte.com, realizar um show diferenciado, com um verdadeiro mix de antigos e novos sucessos da banda. Para Mylenne, que é natural de Piripiri, cantar na Expoapi é estar em casa.

Bonde do Brasil- Foto: Alecio Rodrigues 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES