Exposição e lançamento de livro marcam os 50 anos do CCHL da UFPI

Pela primeira vez, um professor disponibiliza cinco produtos, em um único evento, para a comunidade acadêmica e sociedade em geral

Prof. Dr. Ricardo Arraes | Arquivo pessoal
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Como parte das comemorações dos 50 anos do Centro de Ciências Humanas e Letras – CCHL, da Universidade Federal do Piauí, nos próximos dias 08 e 09 de agosto, acontecerá a exposição “Etnofotografia: Imagens, Paisagens e Cultura”. O evento elaborado pelo Prof. Dr. Ricardo Arraes também reunirá mais quatro eventos que serão distribuídos ao longo dos dois dias.

A exposição apresentará uma seleção de 40 fotografias feitas por militares brasileiros, no caso, piauienses, que participaram da primeira missão de paz realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), e que posteriormente receberam o Prêmio Nobel da Paz. O conjunto de imagens é resultado de uma pesquisa iniciada em 2004 sobre a história da denominada UNEF (na sigla em inglês para United Nations Emergency Force) que esteve estacionada no lado árabe palestina, entre os anos de 1957 a 1967. Além disso, Ricardo Arraes também apresentará uma palestra que trata dessa intensa atividade fotográfica dos militares durante os dez anos da Missão e lançará o livro “Os Soldados Fotógrafos da Paz”, de sua autoria. O pesquisador ainda exibirá três documentários junto à execução de uma trilha sonora produzida especialmente para as apresentações.

Pela primeira vez, um professor da instituição disponibiliza cinco produtos, em um único evento, para a comunidade acadêmica e sociedade em geral.

“Foi uma forma que encontramos de fazer com que as pessoas conheçam a história dos 22 piauienses que participaram ativamente de uma missão tão valorosa, e que cessaram a guerra no momento que permaneceram por lá”, destaca Ricardo Arraes.

O leque de eventos gratuitos será aberto oficialmente no dia 08 de agosto, às 9h, no Espaço Expositivo do Hall do CCHL, onde ficará disponível à visitação.

Programação oficial

08 e 09 de agosto de 2023

Eventos: Exposição fotográfica “Etnofotografia: Imagens, Paisagens e Cultura”, exibição de documentários e trilha sonora.

Local: Hall do CCHL

Horários:

Manhã: 8h às 12h

Tarde: 14h às 18h

Noite: 18h às 22h

08 de agosto de 2023

Eventos: Palestra “O Conflito Árabe-israelense em imagens” e lançamento do livro “Os Soldados-fotógrafos da paz”.

Local: Auditório Noé Mendes – CCHL

Hora: 10h

Ricardo Arraes

Tem Graduação em História pela UFPI, mestrado em Ciência Política pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas), doutorado em História pela UFF (Universidade Federal Fluminense) e pós-doutorado pela PUCRS (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul). É professor da UFPI, e desde 1993 tendo sido coordenador do curso de graduação em várias oportunidades. Suas áreas de interesse acadêmico são variadas e vão desde eleições, elites e oligarquias, partidos políticos, discurso, memória e imagens (fotografia e documentários).

Sua produção acadêmica é extensa. Já produziu e realizou quatro documentários e é autor de vários artigos publicados em jornais e revistas, inclusive de fora do Estado. Escreveu três livros, um sobre as oligarquias do estado e dois sobre a atuação brasileira na primeira força de paz ONU (entre 1957 a 1967), além de outros em coautoria. Neste momento está escrevendo mais dois livros e finalizando um documentário.

Para mais informações sobre os documentários, clique aqui.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES