Família resgata jaguatirica pensando que era gato e após 1 ano entrega ao BPA

Ameaçado devido às queimadas, o animal foi encontrado sozinho pelo dono da propriedade.

Família resgata jaguatirica pensando que era gato e após 1 ano entrega ao BPA | Soldado Israel/ BPA
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Fofa e sapeca! Uma jaguatirica que havia sido resgatada e cuidada por uma família, há cerca de um ano, foi recolhida na manhã desta sexta-feira (12) pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) na zona rural de José de Freitas. Ameaçado devido às queimadas, o animal foi encontrado sozinho pelo dono da propriedade. 

Família resgata jaguatirica./Reprodução

Com um misto de fofura, em seus primeiros meses de vida a jaguatirica foi confundida pelo proprietário, José Luiz da Silva, com um gato, sendo bem tratada e alimentada. À medida que ia crescendo, a família percebeu que ela era um animal silvestre e acionou a BPA, que foi encaminhada para o Centro de Triagem de Animais Silvestres, no Bioparque Zoobotânico, sede do BPA.

“Ela está em boa saúde, está bem tratado, alimentado e vamos fazer um trabalho de readaptação. Ele se encontrava em ambiente doméstico, convivendo com as pessoas e precisamos fazer esse estudo, se ele tem condições de voltar para a natureza. Eles acharam que era um gato e quando o animal foi crescendo, eles perceberam que se tratava de um animal silvestre, uma jaguatirica. Quando chegamos, a moradora pegou no colo, é um animal dócil”, disse a Soldado Byanca Meneses, que participou da ação.

VEJA O VÍDEO: 

Pelo chamado estado de mansidão, o felino será acompanhado e estudado por veterinários, para saber se tem condições de retornar para seu habitat natural. José Luiz da Silva, dono da propriedade,  disse que quando o animal cresceu e viram que era uma jaguatirica, decidiram ligar para a polícia ambiental para fazer a entrega corretamente. 

Família resgata jaguatirica./Foto: Reprodução

Apesar da proximidade com o animal, a família disse que nem colocou nome nela para não se apegar.

“Eu estava fazendo uma pequena roça e aí a gente encontrou ele lá no meio. Ele era tão novinho que estava com os olhos fechados. Trouxe ele para casa, comprei leite, fui dando na boquinha dele e ele foi crescendo. E aí depois de um ano e pouco, a gente procurou a polícia ambiental e estamos fazendo a entrega dele. Pensei em até soltar numa mata, mas assim é melhor, pessoal que tem mais experiência”, completou. 

A entrega de animais silvestres voluntária, independentemente do motivo, não implica ocorrências judiciais ou criminais.

Família resgata jaguatirica./Reprodução



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES