Febre Aftosa: última campanha de vacinação acontece em abril

Segundo o secretário Fábio Abreu, o desafio para os próximos dias é conscientizar o setor produtivo sobre a antecipação da última campanha

Secretária Fábio Abreu | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgar que o Piauí pode tornar-se livre da febre aftosa sem vacinação, a Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária e Adapi reuniram, nesta segunda-feira (11) representantes de órgãos e instituições parceiras e produtores para discutir as principais medidas a serem trabalhadas nos próximos meses para que o estado avance na classificação sanitária.

🐄  O QUE DIZ O SECRETÁRIO: Segundo Fábio Abreu,  o desafio para os próximos dias é conscientizar o setor produtivo sobre a antecipação da última campanha de vacinação, que vai de 01 a 30 de abril, e que o prazo não será prorrogado.

“Precisamos atingir um alto percentual de imunização, informando aos pequenos, médios e grandes produtores de bovinos e bubalinos que teremos uma imunização num período atípico, já que nos anteriores, a mesma ocorria em maio. Temos que reforçar também que este prazo é improrrogável, ou seja, quem não vacinou até dia 30, não poderá mais fazer”, pontuou.  

🐮 QUAIS AS DETERMINAÇÕES: Airton Dutra, chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos e Saúde Animal (Sisa) da Superintendência de Agricultura e Pecuária do Estado do Piauí (SFA-PI), citou as determinações que o estado e as entidades privadas devem cumprir para que a meta de livre da aftosa sem vacinação seja alcançada, como uma maior estruturação da Adapi no interior, entre outras medidas que precisam ser tomadas para que o Piauí consiga a certificação internacional em 2025. 

“Em dezembro de 2023, o Ministério da Agricultura elencou algumas metas que o Piauí deveria cumprir para uma possível suspensão da vacinação, entre elas estava a criação do fundo privado já com o mecanismo de arrecadação, a geolocalização com validação de 70% das propriedades e fazer um estudo da implantação das barreiras fixas e móveis com os estados do Ceará e Pernambuco, que são estados que no momento, não irão avançar para a retirada da vacinação. A partir daí, teve uma mobilização muito grande do governo estadual, junto com a iniciativa privada e os produtores rurais, e com um avanço significativo. O Mapa reconheceu o esforço e resolveu prorrogar por mais um tempo o cumprimento dessas metas e incluir o Piauí na antecipação da vacina, em abril desse ano, sem prorrogação, e com a suspensão a partir do dia 1ºde maio”.  disse.

Além do Piauí, os estados da Bahia, Maranhão, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, Sergipe e parte do estado do Amazonas, realizam em abril a última etapa de vacinação contra a febre aftosa.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES