Feira dos Municípios: Codevasf entrega módulos sanitários para 10 cidades

Por meio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, no Piauí, serão distribuídos 233 banheiros secos

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí | Fábio Carvalho
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e prefeituras piauienses assinaram, nesta sexta (22), durante a Feira dos Municípios, Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes em 10 cidades do semiárido piauiense. Conhecido como banheiro seco, a nova tecnologia dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção dos dejetos em localidades sem acesso a saneamento.

Feira dos Municípios: Codevasf entrega módulos sanitários para 10 cidades - Foto: Ascom

Por meio da 7ª Superintendência Regional da Codevasf, no Piauí, serão distribuídos 233 banheiros secos nas seguintes cidades: Aroeiras do Itaim, Belém do Piauí, Caridade do Piauí, Curral Novo do Piauí, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, São João da Canabrava, São José do Piauí, Santana do Piauí e Sussuapara. Ao todo, os investimentos são da ordem de R$ 2,9 milhões, recursos oriundos do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional.

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí - Foto: Fábio Carvalho

Estiveram presentes no encontro, no Centro de Convenções de Teresina, o superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho; representantes da empresa Fortlev, responsável pela instalação dos módulos sanitários por desidratação; e prefeitos dos municípios contemplados. A escolha dos núcleos familiares beneficiados com o módulo sanitário segue critérios de priorização dos municípios, conforme a localização no semiárido, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o déficit de banheiros em domicílios rurais, o que precariza a realização das necessidades fisiológicas por parte destas famílias. 

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí - Foto: Fábio Carvalho

O superintendente Regional da Codevasf, Marcelo Castro Filho, disse que essa nova tecnologia, chamada de banheiro seco, vai ser de suma importância para aquelas residências afastadas dos centros urbanos e que não têm água encanada. O superintendente disse ainda que essa é a primeira de várias outras compras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências.

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí - Foto: Fábio Carvalho

"Bom, a gente tá com 233 módulos sanitários que eu chamo de banheiros secos, porque essa é uma nova tecnologia de um banheiro para aquelas residências afastadas dos centros urbanos que não têm água encanada. Não tem saneamento básico e nem tem água na residência para uso, nas torneiras e no saneamento básico. O IBGE fez esse levantamento a nível de país, a cada dez residências no Brasil, uma não tem sanitário. É uma questão de saúde pública e de dignidade, então a Codevasf traz esses banheiros. Esse banheiro já foi testado, é a primeira compra, mas é a primeira de várias outras que a Codevasf vai fazer para atender essas residências. Então a gente contrata a empresa, o banheiro está pronto, ela chega e instala lá na residência ao gosto do proprietário. Esses banheiros, eles vão dar um destino adequado, é uma tecnologia que a gente vai utilizar para as residências no semiárido, que tem um sol mais forte, porque a tecnologia dele é de desidratação dos resíduos. Então ele desidrata e vira um pó, ficando mais fácil dar uma destinação correta. Então, é isso, esses banheiros vêm para trazer dignidade a essas famílias que ainda não têm banheiro e nosso Piauí tem essas residências, a gente sabe, e a Condevas vem para atender eles", disse o superintendente.

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí - Foto: Fábio Carvalho

Marcelo Castro Filho também falou sobre a Feira dos Municípios, e disse que esse sempre foi um importante evento para o estado e para os municípios. Destacou que esse é o momento dos prefeitos terem uma comunicação entre eles e com todos que compõem as entidades públicas.

"A Feira dos Municípios sempre foi um importante evento para o Estado do Piauí e para os municípios. Porque é um momento que eles se encontram, onde os prefeitos podem ter uma comunicação entre eles e com os secretários de Estado, com os gestores, o governador e todos que compõem as entidades públicas, os órgãos públicos do nosso Estado. É um momento de mostrar as potencialidades do município. E aí serve como uma vitrine. Uma vitrine para que os secretários vejam. E conheça o Piauí mais de perto, as suas potencialidades, os municípios mais de perto sem necessariamente ter que estar lá", finalizou.

TECNOLOGIA ALTERNATIVA

O módulo sanitário de desidratação ou banheiro seco é uma solução sanitária não conectada à rede de esgoto e dispensa o uso de energia elétrica e de água para remoção de dejetos. O equipamento não requer instalações hidráulicas, necessitando apenas de incidência solar e ventilação natural para que ocorra o tratamento de resíduos.

Codevasf assina termo que viabiliza instalação de módulos sanitários no Piauí - Foto: Fábio Carvalho

O funcionamento do módulo é por meio de receptáculo em sistema carrossel e uma janela que propicia a desidratação e a redução do volume em 90% dos resíduos fecais. O descarte do resíduo fecal pode ser feito de 2 a 4 meses pelo próprio usuário em vala rasa, bastando o usuário abrir a janela que fica fixada por meio de borboletas rosqueada na base do módulo. O tratamento da urina é por infiltração no solo.

Além do fornecimento e instalação dos módulos, a ação também contempla mobilização social, capacitação dos beneficiários e monitoramento para garantir o uso correto e melhor aceitação por parte dos beneficiários.

Assinatura do Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes - Foto: Ascom

Assinatura do Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes - Foto: Ascom

Assinatura do Termo de Responsabilidade que viabiliza a instalação de 233 módulos sanitários de desidratação destinados às famílias carentes. Na foto, o presidente da APPM com o superintendente Marcelo Castro Filho - Foto: Ascom



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES