Feira dos Municípios do Piauí chega ao terceiro dia; acompanhe a cobertura

Com palestras e muita oferta de serviços, a terceira noite do maior evento municipalista do Piauí agita o CCT.

Feira dos Municípios do Piauí chega ao terceiro dia | Foto: Welligton/Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Encerrado às 22:13

Dona de um sabor único e piauiense, a Petrichor Licor Fino trouxe 15 sabores, de frutas regionais. O licor é feito com álcool cereal, e tem um princípio aromático, que é a fruta. A bebida pode ser saboreada até amanhã, no último dia da Feira dos Municípios.

"Nós temos aqui o licor, de produção própria. São 15 sabores. Nós priorizamos frutas regionais. Temos o pequí, o bacuri, o jenipapo, além de outros sabores. O licor é feito com álcool de cereal. Ele tem um princípio aromático, que é a fruta. Ele fica em fusão por um período de tempo para adquirir o sabor na bebida. E depois vem o processo dele. Misturado com uma calda de açúcar e depois passa por um processo de filtragem, e traz essa delícia aqui que a gente está oferecendo hoje", disse Ivaní Gonçalves, responsável comercial.

O Diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, destaca que o evento que já esta em seu terceiro dia ultrapassou as suas expectativas em publico e abrangência das empresas. O Diretor pontua ainda que contou com grande apoio da Associação Piauense de Municípios(APPM), para envolver o público.

“O resultado da feira foi, inclusive, fora daquilo que a gente previu, nem nos melhores dos nossos planejamentos a gente pensou que seria tanto sucesso. A adesão das instituições foi assim, inimaginável. As prefeituras também aderiram, poderiam ter aderido de forma mais forte, mas a gente entende que nesse momento está se passando por uma crise muito forte do municipalismo por conta da queda do FPM”, disse.

A noite contou com várias atrações musicais como a Banda Estrela do Norte de José de Freitas, que apresentou varias versões dos dias atuais no modo sinfônico. E não ficou por ai, a banda 20nos e a musa Nayra Lima fizeram sucesso e movimentaram o público do evento.

Nayra Lima- Foto: Ravena/MeioNorte

A grande estrela da noite, o cantor Cristian Ribeiro, destacou a felicidade de estar tocando na Feira dos Municípios. O artista ainda pretende voltar na próxima edição com um repertório ainda mais rico.

“Um prazer, minha primeira vez aqui nesse evento maravilhoso eu tô com uma felicidade, principalmente porque eu sei que tem várias pessoas aí dos municípios, de cidade, que nós tocamos recente agora, então é uma felicidade imensa de estar tocando dentro da capital”, disse.

A última palestra da terceira noite tratou sobre os desafios da profissionalização nos municípios. A palestrante, Heline Cristine, destaca a importância da integração do Senai com as prefeituras em uma ação para tornar a profissionalização democratica da profissionalização.

“O SENAI hoje tem uma possibilidade de ampliação de atendimento para os municípios. Nós temos patuado convênios com as prefeituras, identificado ali as tendências econômicas daquele município, as demandas para formação profissional e a gente procura direcionar e levar com essa parceria da prefeitura esses cursos para municípios que dificilmente as pessoas teriam condições de vir aqui, teresina, e fazer uma formação”, pontua.

Heline Cristine - Foto: Ravena/MeioNorte

Localizada em mais de 150 cidades piauiense, a Palmer Outdoor oferece aos seus clientes a melhor localização visual e impressão digital do Estado. 

"Hoje a Palmer é a maior empresa de outdoor aqui do Piauí, e ela está presente em 150 cidades. Hoje nós temos a melhor localização visual e a melhor impressão digital. Hoje nós imprimimos em 8 minutos. No Brasil, essa máquina só tem aqui no Piauí. Estar junto na Feira dos Municípios, juntando com essas marcas e com as prefeituras, se tornando cada vez mais forte e liderando o mercado de outdoor", explica Paulo Abreu.

Palmer Outdoor- Foto: Saymon/MeioNorte

Palestra Seja +; metodologia para educação de jovens e adultos. A palestrante   Coordenadora de educação do SESI/PI,Kátia de Araújo, destaca a importância de trazer o debate do EJA para discussão em um ambiente abrangente.

“É de suma importância falar desse tema em um lugar com tamtos representantes dos diversos municípios do nosso Piauí e trazer para eles a proposta de Eja do SESI, que é uma proposta inovadora e para uma modalidade de ensino que encontra tantos desafios. A gente tem um grande número de Piauíenses que estão fora da escola, que deixaram por algum motivo de estudar, por outro lado a gente tem salas vazias, matrículas sobrando. A gente traz para esse espaço, porque é uma forma de divulgar isso no espaço onde a gente tem representações de varias cidades”, destaca.

Kátia de Araújo- Foto: Ravena/MeioNorte

Quem também não deixou passar a oportunidade de participar da Feira dos Municípios foi a Miss Mini World Angelina Amorim. Em 2021, ela venceu o concurso na República Dominicana, e hoje veio com a família trazer a representatividade e contemplar, pela primeira vez, o evento.

"É a primeira vez que eu venho a Feira dos Municípios. Ainda estou explorando o espaço, mas já estou achando bem legal. Já estou gostando. Eu acabei de ver uns crochê bem bonitinho. Já comprei até um vestido que eu gostei bastante", disse a Miss Mini World Angelina Amorim.

Angelina Amorim - Foto: Ravena/MeioNorte

O Deputado Federal Merlong Solano também esteve presente. O parlamentar elogiou o evento, e resssaltou que a Feira dos Municípios "é muito boa para os municípios apresentarem a sua cultura e as suas potencialidades ambientais e econômicas".

"É um evento que estava fazendo falta. A Feira dos Municípios é uma oportunidade muito boa para os municípios apresentarem a sua cultura e as suas potencialidades ambientais e econômicas. Ao mesmo tempo, nós estamos dando um ótimo aproveitamento a este espaço aqui do Centro de convenções. É um local que fez falta durante muito tempo. Agora, é um ambiente muito confortável, climatizado, tudo com muita tranquilidade. As famílias circulando, as crianças. Eu mesmo estou aqui com minha netinha de 3 anos. Enfim, é um ambiente que pode dar muito resultado para os municípios e para o Piauí. Há uma parceria forte entre o governo do Estado e a APPM", declarou o deputado federal.

Merlong Solano- Foto: Ravena/MeioNorte

Pensando em conhecer outro fornecedor de internet? A G3 Telecom está com tudo na Feira dos Municípios, e trouxe ofertas especiais para os novos clientes e sorteios de "cair o queixo".

G3Telecom- Foto: Ravena/MeioNorte

"Estamos oferecendo qualidade, um novo acordo de internet. Estamos também oferecendo brindes e promoções, com um plano de 600 mega que custa 9,90. A pessoa ainda ganha de brinde o aplicativo deezer. Então, podem vir. Você dá seu nome, seu telefone, participa da roleta e ganha o brinde. Além disso, o cliente pode estar indicando uma outra pessoa, e essa fazendo o cadastro, ganha o número da sorte para concorrer a um Iphone 14 Pro Max ou um relógio smartwatch", explica Vitória Ravenna, vendedora de G3 TELECOM.

Dr. Pessoa na Feira dos Municípios- Foto: Ravena/MeioNorte

O Prefeito de Teresina, Dr Pessoa, esteve presente na 3ª noite de Feira dos Municípios. O gestor destacou a importância de trazer o interior para dentro da capital, fomentando várias áreas de serviço.

“É agradável a integração do interior com a capital do estado de Piauí, tanto na cultura como na gastronomia, e como essa integração é saudável das pessoas que vêm para mostrar seus produtos de qualidade. É uma satisfação que da muito incentivo a trabalhar na informalidade”, pontua.

O Banco do Nordeste também está participando do 3° dia da Feira dos Municípios. A instituição bancária, que tem o maior microcrédito da América Latina com a menor tarifa de juros no mercado, trouxe oportunidades para o público, com o CrediAmigo, é o que explica Leudimar Siqueira,  que é coordenador do programa.

"Nós trabalhamos com microcrédito para clientes que têm alguma atividade. Não precisa ser uma atividade formalizada, MEI. Pode ser informal mesmo. Hoje nós somos o maior microcrédito da América Latina com a menor tarifa de juros no mercado. Hoje nossa taxa de juros está em 2,16% ao mês, onde nós trabalhamos com a formação de grupos. Iniciando com 3 pessoas, podendo chegar até 10 pessoas. Aonde isso formaliza-se um aval solidário. Nós trabalhamos com um crédito que pode chegar até R$ 21 mil, já contemplando a margem de juros, onde o cliente pode fazer um parcelamento em até 6 vezes. O cliente tendo a necessidade, basta procurar algum agente de crédito, alguma unidade nossa do CredeAmigo, que a gente está lá pra poder prestar todo o atendimento", explica o coordenador.

Quem desejar conhecer o procedimento e fazer parte da instituição, o Banco estará na Feira dos Municípios até o próximo domingo (24). "Se alguém quiser vir aqui agora, ele faz isso. A gente já pega, faz uma prévia, simulação com o nosso cliente, dá a indicação do crédito. Nós trabalhamos com um microcrédito produtivo e orientado que vem a ser isso. Ele é desde o início acompanhado. A gente ainda presta aquela assessoria, para poder o nosso cliente estar sempre sendo bem acompanhado", Leudimar Siqueira.

Stand do Banco do Nordeste- Foto: Ravena/Meio Norte

A segunda palestra trouxe as ações do Sebrae com foco no fortalecimento das gestões municipais. O responsável por esse momento foi Helder Freitas, Gerente da Unidade de Políticas Públicas e Desenvolvimento Territorial do Sebrae Piauí. 

Helder Freitas- Foto: Ravena/MeioNorte

A palestra foi voltada para as ações do Sebrae para o desenvolvimento dos municípios piauienses. Foram apresentados projetos como a Sala do Empreendedor, o Cidade Empreendedora, Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora e mais várias ações que são levadas aos municípios e a importância da Sala do Empreendedor.

“Quando eu falo sobre o cidade empreendedora nos temos vários eixos do programa que são 10 ao todo e que nós levamos ações específicas para o fortalecimento da economia local”, destaca. 

As ações rodam o Piauí todo. O Cidade Empreendedora são 32 municípios apenas, ele passa por um processo de expansão, antes eram 22, agora já são 32.

A primeira palestra da terceira noite tratou sobre o impacto da Reforma Tributária nos Municípios. Ministrada por Taísa Cavalcante, advogada tributária, a palestra traçou detalhes sobre as reformas que afetam e afetaram o estado piauiense, e explicou estratégias para evitar prejuízos no mercado.

Taísa Cavalcante- Foto: Ravena/Meio Norte 

Taísa comentou também sobre o fortalecimento do Pacto Federativo, modelos de cobrança integrado e eficiente, o Fundo de Compensação dos Benefícios Fiscais, Desenvolvimento Regional e demais temas. Ela explicou ainda sobre a arrecadação do IBS que compete aos estados. Além disso, ela apresentou a Composição da Fórmula utilizada para formação do Índice de Repasse, para que o estamos fornecam políticas públicas.

SENAI apresenta unidade móvel de qualificação 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) também marcou presença na Feira dos Municípios. A instituição trouxe uma carreta que disponibiliza oportunidade de qualificação para trabalhadores. Sandra Ataide, diretora de educação profissional e tecnológica do SENAI Piauí, explica como funciona uma das sete unidades móveis de qualificação para trabalhadores.

“Nós do Senai trouxemos uma mostra da nossa carreta, temos 7 carreitas autotransportáveis e aqui esta a carreta automotiva. Essa carreta a gente desloca para os municípios e para as indústrias. Nós fazemos a qualificação profissional da comunidade e dos trabalhadores de forma geral. Nessa unidade automotiva nós temos um carro e vários simuladores. Dentro dessa carreta a gente tem a parte teórica, a realização das aulas teóricas para o curso e temos também a parte prática que é feita em cima dos simuladores e do veículo que se encontra na unidade”, disse.

Foto:Ravena/Meio Norte

A prefeitura de Guadalupe, que também está exibindo suas potencialidades, trouxe algo curioso para o público: produtos de higiene vegano. Paulo Edberg, que é agente de desenvolvimento e empreendedor da prefeitura municipal de Guadalupe, aponta que a matéria-prima para os produtos são frutas como banana e mamão. 

"A prefeitura trouxe algumas potencialidades, inclusive na área do artesanato, das doceiras. Aqui temos espaço no ramo de sabão artesanal. Lançaram recentemente o sabonete artesanal, 100% natural. Uma linha vegana, isso é novo. E a nossa riqueza que é a banana, no mamão, na goiaba, no limão. Obras artísticas, tem algumas peças de animais, silvestre.

Foto: Ravena/Meio Norte

Uma das cidades piauienses presentes no evento é São Raimundo Nonato, sede de um patrimônio mundial. A terra da serra da capivara veio com tudo, e trouxe o artesanato, a arte, a comida e sua música. Segundo Isadora Meneses - Secretaria de Turismo do município, o estande dá uma visão e representatividade da região.

"A gente vem com a responsabilidade de mostrar tudo que tem lá. Buscamos trazer a representatividade do nosso patrimônio mundial, que é o Parque Nacional Serra da Capivara, por isso você vê ele esculpido aqui logo de cara embaixo do telão. Aqui a gente mostra a ópera que acontece sempre na Serra da Capivara, além de mostrar, em alguns momentos, espaços culturais de São Raimundo Nonato, como a vaquejada, o festejo do padroeiro. Com relação ao artesanato, a gente trouxe madeira esculpida pelo artesão Zé Antônio, que esculpe já madeira Coração do Negro. Nelas, ele faz inscrições rupestres. Nós trouxemos o mel que a gente não poderia deixar de trazer, que hoje São Raimundo Nonato tem o título de maior produtor de mel do Pai, e terceiro maior produtor de mel do Brasil. Trouxe alguns artigos personalizados como pinturas, camisetas, peças da cerâmica."

Carreta da Águas de Teresina oferece serviços

Carreta oferecendo serviços- Foto: Ravena/MN

Presente na Feira, a empresa Águas de Teresina segue oferecendo diversos serviços para o público presente. Diohana Coelho, representante de projetos sociais, destaca que a empresa traz em mais um dia de Feira dos Municípios vários serviços sociais para a população. 

“Estamos aqui no nosso terceiro dia de atendimento, oferecemos serviços como tarifa social para quem está em situação de baixa renda; Atendimento de negociação de déficit; emissão de boletos; Atendimento que você encontra em qualquer loja mas com praticidade da carretinha”, destaca 

A empresa esta também com uma ação de visibilidade ao esgotamento sanitário. São vários painéis espalhados no espaço sobre campanha de esgotamento, eles explicam um pouquinho sobre questões como o ciclo da água e o ciclo do esgoto.

Iniciou neste sábado (23), a terceira noite de Feira dos Municípios no Centro de Convenções de Teresina (CCT). A Feira dos Municípios vai incluir em sua programação, palestras que abordam temas relevantes para os municípios. Uma delas vai tratar sobre a Reforma Tributária. O debate é direcionado a prefeitos, empresários e demais profissionais envolvidos no processo e será conduzido por Taísa Cavalcante.

Quem vem para a Feira dos Municípios 2023, contará com diversos serviços que serão oferecidos nos quatro dias de evento. Destaque para o Instituto de Identificação Digital Félix Pacheco estará realizando a emissão gratuita da Nova Carteira de Identidade Nacional, das 17h às 21h. No evento também há serviços na área da Saúde, trânsito, Agricultura Familiar, Artesanato, Turismo e Tecnologia, todos realizados pelo Governo do Estado.

E com atrações musicais, para deixar a Feira dos Municípios ainda mais animada, o terceiro dia terá as apresentações da Banda Estrela do Norte, Nayra Lima, Cristian Ribeiro e 20nos. 

O evento conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codevasf, Fiepi, Sesi, Senai, Fecomércio, Senar, Prefeitura de Teresina, Smirnoff e Oasis Distribuidora. A Feira dos Municípios 2023 tem apoio do Sebrae, Gráfica GSJ, G3 Telecom, Elite Eventos, Amstel, Assembleia Legislativa do Piauí.  O evento tem promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, realização da Kalor Produções e APPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES