Feira dos Municípios reúne o melhor do Piauí

O evento iniciou nesta quinta-feira (21) e segue até o domingo (24), no Centro de Convenções de Teresina (CCT), com entrada gratuita.

Abertura da Feira dos Municípios contou com presença de autoridades | Apoliana Oliveira
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Feira dos Municípios do Piauí está de volta, após uma década fora do calendário de eventos de Teresina, para divulgar as potencialidades dos municípios piauienses, possibilitando a troca de experiências, novas vivências, conhecimento, qualificação, intercâmbio cultural e valorização do turismo. O evento iniciou nesta quinta-feira (21) e segue até o domingo (24), no Centro de Convenções de Teresina (CCT).

A programação inclui artesanato, culinária, palestras, apresentações culturais e shows. A entrada é gratuita e são esperados 20 mil visitantes nos quatro dias (Foto: Ravena Lages)

O governador Rafael Fonteles participou da abertura e destacou a importância da feira para divulgar o próprio Piauí e as potencialidades de cada município (Foto: Ravena Lages)

"Eu que já conheço bem o estado do Piauí, percorri várias vezes as regiões do estado, sei o tanto que o Piauí tem de bom para mostrar em vários aspectos socioeconômicos e eu sempre costumo dizer que o principal produto de exportação do Piauí é o piauiense. A feira dos municípios certamente vai mostrar, para o Piauí e para as pessoas de fora que estão no nosso estado, a grandeza, a variedade de produtos que temos em cada região e o estado aproveita também para difundir aquilo que é prioridade nesse regime de colaboração do estado com os municípios”.

Fonteles também falou das ações que está desenvolvendo nos municípios e destacou as áreas da educação, saúde e segurança (Foto: Ravena Lages)

“Temos várias ações que buscamos de forma institucional, absolutamente republicana, nos aproximar mais dos municípios. O pacto pelas crianças, o pacto pela alfabetização na idade certa, o programa de saúde digital que envolve a telesaúde interconectando a atenção primária e a média e alta complexidade, a parte de água e saneamento que a gente vai estar reunindo em breve com a APPM para tentar fazer isso, conjuntamente, e dar finalmente um passo ousado no rumo da universalização do acesso à água e do esgotamento sanitário, na área da segurança pública. Portanto, todo o apoio à Feira e aos municípios nessas parcerias, especialmente na área mais importante para a população que é educação, saúde, segurança e assistência social", complementou o governador.

Durante a solenidade de abertura da Feira dos Municípios, o diretor do Grupo Meio Norte de Comunicação, Wrias Moura, disse que, após uma temporada sem a realização da feira, a Meio Norte e a Kalor Produções, juntamente com a parceria com a APPM, estão retomando a realização da Feira, que agora faz parte novamente do calendário de eventos do Estado.

"Durante 20 anos, o Grupo Meio Norte de Comunicação realizou a Feira dos Municípios em parceria com a APPM e estamos retomando por conta dessa parceria, pelo apoio que o governador nos deu para a realização da mesma e por conta da inspiração que o querido governador Rafael Fonteles tem dado a todo esse estado que é um ensinamento para nós acreditarmos no nosso estado e aumentarmos a autoestima. Ele conhece aqui todos os meus discursos, eu tenho que insistentemente falar sobre isso. O quanto o piauiense precisa valorizar o seu Estado, acreditar no seu potencial, é a certeza do quanto nós temos pessoas valorosas, o quanto o piauiense precisa acreditar que aqui sempre tem pessoas que podem fazer diferente”, disse Wrias Moura.

O presidente da Associação Piauiense dos Municípios (APPM), Antoniel de Sousa Silva (Toninho de Caridade), disse na solenidade de abertura, que mesmo com as dificuldades que os municípios vêm passando, a APPM deu todo o apoio com a parceria com a Kalor Produções, TV Meio Norte e o Governo do Estado, para que pudesse acontecer esse resgate da Feira dos Municípios. Toninho disse ainda que a APPM está forte e unida e pronta para fortalecer o municipalismo.

"É um momento que mesmo com dificuldades que os municípios vêm passando, mas que teve todo o apoio aqui com essa grande parceria, com a Kalor Produções e TV Meio Norte, com todos esses parceiros que estão aqui, governo do Estado, para que a gente pudesse estar junto aqui dando continuidade ao resgate dessa feira. O Estado do Piauí, nos últimos dez anos, vem se destacando em várias áreas, principalmente no agronegócio, nas energias renováveis, também na agricultura familiar. Então, essa é a oportunidade dos municípios, de estarem aqui mostrando aquilo que tem de melhor e também buscar investimentos para cada cidade que tem a sua autonomia e também as suas riquezas naturais e suas riquezas culturais", disse.

O evento conta com patrocínio do Governo do Estado do Piauí através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Codevasf, Fiepi, Sesi, Senai, Fecomércio, Senar, Prefeitura de Teresina, Smirnoff e Oasis Distribuidora.

A Feira dos Municípios 2023 tem apoio do Sebrae, Gráfica GSJ, G3 Telecom, Elite Eventos, Amstel, Assembleia Legislativa do Piauí.  O evento tem promoção do Grupo Meio Norte de Comunicação, realização da Kalor Produções e APPM.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES