Feira Quitanda impulsiona vendas da produção de agricultores familiares

Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, a SAF tem impulsionado a promoção de feiras na capital

Mais uma edição da Feira Quitanda aconteceu em Teresina | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Neste domingo (09), ocorreu mais uma edição da Feira Quitanda, promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF), na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Esse evento, que acontece quinzenalmente, reuniu produtores e clientes, impulsionando as vendas dos agricultores familiares de Teresina. Além disso, proporcionou ao público a oportunidade de consumir produtos agroecológicos de alta qualidade. 

Por meio do Programa de Valorização da Agricultura Familiar, a SAF tem impulsionado a promoção de feiras na capital. Promovendo uma maior produção dos trabalhadores do campo e criando pontos fixos de venda, assim como acontece com a Feira Quitanda nos Condomínios, para que os produtores passem a ter um público cativo para consumir suas mercadorias. 

 O diretor de Inovação e Parcerias com o Setor Empresarial da SAF, Tiago Patrício, afirma que a Feira de Quitanda já é um produto consolidado e que a Secretaria da Agricultura Familiar vem desenvolvendo novos produtos para a comercialização. "O Projeto Quitanda é muito mais do que só as feirinhas, existe também o Quitanda no Condomínio, onde trabalhamos a questão da integração logística para conseguir ligar quem faz agricultura familiar com o público geral e redes de supermercado, sempre com a assistência comercial. Além disso tudo, a gente vai consolidar a plataforma virtual, o Quitanda Virtual, que foi onde tudo começou, tentando mostrar a agricultura familiar para todo o estado", disse. 

Lucia Cavalcante é uma das agricultoras familiares que tem participado da Feira Quitanda na UFPI desde a sua primeira edição. Ela expressa o quão significativa é a oportunidade de ter um espaço para vender seus produtos. "Estou me dando muito bem, vendendo minhas galinhas caipiras que eu crio, também comercializo ovos, goma, macaxeira, enfim, tudo que nós temos no quintal da gente. Tem sido uma experiência muito boa, nós vendemos bem graças a Deus, todo domingo quando tem as feirinhas estamos aqui vendendo nossos produtos", cita a produtora.

O público também expressa sua satisfação ao participar da Feira Quitanda. Luana Fonseca, uma cliente fiel da feirinha, destaca a importância dessa oportunidade de estabelecer um contato mais próximo com os produtores. Para ela, essa proximidade é muito valiosa. "Eu acho essa ação fundamental, primeiramente por ser um produto orgânico, então a gente sabe que tem uma qualidade, são produtos livres de agrotóxicos. Além disso, a gente vai estar possibilitando ajudar essas pessoas, os pequenos agricultores. Também possuo um filho que tem autismo e fico preocupada com a alimentação dele, além de que essa experiência proporciona que ele possa conhecer os alimentos, pegar, sentir as texturas, então, essa experiência não é boa só pra gente, mas para ele também", afirma a visitante.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES