Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak

O evento é idealizado e executado anualmente desde 2017 pela Prefeitura de São Raimundo Nonato.

Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Foi lançado nesta terça-feira (11) o Festival Ópera da Serra da Capivara em solenidade realizada no Salão Azul do Palácio de Karnak. O evento é idealizado e executado anualmente desde 2017 pela Prefeitura de São Raimundo Nonato e neste ano traz como tema “Carmen do Sertão”, em alusão à famosa obra do francês Georges Bizet. O governador Rafael Fonteles marcou presença na solenidade. O festival acontece de 17 a 29 de julho e contará com apresentações multi artísticas como Zeca Baleiro.

O evento realizado pela Prefeitura de São Raimundo Nonato é patrocinado pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura e Turismo, e é contemplado pelo Sistema de Incentivo Estadual à Cultura (Siec). O evento conta ainda com patrocínio de parceiros, como Sebrae e do Instituto Chico Mendes da Biodiversidade.

Fonteles ressaltou que o festival é um importante fomentador do comércio, cultura e turismo para o Piauí e para a região de São Raimundo Nonato. Segundo ele,  o compromisso do Governo é apoiar eventos que agreguem cultura, entretenimento e desenvolvimento econômico.

“O Governo do Estado gosta de apoiar eventos como esse, que conseguem conjugar entretenimento mas também a cultura, a arte, a preservação ambiental, os micro e pequenos empreendedores locais e o turismo. A Serra da Capivara é um patrimônio dos piauienses e da humanidade e que tem por si só uma visibilidade natural. Então esse evento que conta com o apoio do Governo do Estado e como vários que se somam para fazer esse belo festival que divulga o Piauí e a região de São Raimundo Nonato e gera emprego e renda para o nosso povo”, declarou Fonteles.

Festival Ópera da Serra da Capivara é lançado no Palácio de Karnak / Foto - Reprodução

A prefeita de São Raimundo Nonato, Carmelita Castro, destacou a importância do evento no fomento da cultura e da economia, e cita o entusiasmo da população pela produção do festival. 

“A cidade hoje já respira o festival com os ensaios, a montagem dos cenários. Então, quando saímos do São João já começamos a respirar a Ópera e isso é contagiante. O festival também é maravilhoso para fomentar o turismo, a economia do município e das cidades no entorno do parque”, defendeu Carmelita.

O secretário de Cultura, Carlos Anchieta, afirmou que o  festival é uma oportunidade e um atrativo para turistas que ainda não conhecem São Raimundo e a região sul do estado. Ele destaca ainda a presença da Escola Estadual de Dança Lenir Argento na coreografia do espetáculo.

“É um evento que não é só mais um, mas que movimentou toda a economia criativa da cultura e do turismo. É uma oportunidade para quem não conhece a Serra da Capivara e a região do sul do estado venham conhecer. O festival propicia o turismo local e regional. E é um xodó para nós, pois nossa Escola Estadual de Dança está ali presente na pessoa do professor Datan Izaká que é o coreógrafo desde a sua primeira edição, inclusive, com nossos alunos”, disse o secretário.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES