Fides Angélica toma posse como 1ª mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras

Fides assinou o livro de posse e vai suceder nesta quarta-feira (24) no auditório da OAB-PI

Fides Angélica toma posse como 1ª mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite de quarta-feira (24), o governador Rafael Fonteles compareceu à cerimônia de posse da nova presidência da Academia Piauiense de Letras (APL), realizada no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB-PI). Fides Angélica, renomada advogada, foi empossada como a primeira mulher a liderar a APL.

Para o governador Rafael Fonteles, este é um momento histórico para toda a sociedade piauiense. “A APL, em sua história, em comparação com as demais, tem um papel de destaque no protagonismo das mulheres. A Associação Brasileira de Letras demorou 80 anos para ter Raquel de Queiroz. A nossa APL, que nasceu 20 anos depois, já inicia com uma mulher nos quadros, com Luiza Amélia de Queiroz. Em seguida, Amélia Beviláqua. O Piauí também teve a honra de ter a primeira mulher advogada do Brasil. Uma mulher negra, escravizada, fez a primeira peça jurídica pedindo por direitos”, disse.

A cerimônia iniciou com a apresentação de um documentário que mostrou o resumo do último biênio da APL, com os desafios impostos pela pandemia da Covid-19. Em seguida, o então presidente Zózimo Tavares Mendes fez uma fala de boas-vindas. “Recebemos a todos com alegria e afeto. A APL se reúne para viver um momento histórico e especial, que é a posse de uma mulher em sua presidência em quase 107 anos de fundação”, destaca. 

Fides Angélica toma posse como 1ª mulher a presidir a Academia Piauiense de Letras - Foto: Ascom

Em seguida, Fides Angélica assinou o livro de posse e formalizou a nova diretoria. Em um discurso suscito, Fides agradeceu a presença das autoridades e a oportunidade que lhe foi concedida, tecendo um histórico de mulheres na APL. “Ser a primeira mulher a representar as mulheres acadêmicas foi de profunda emoção e justificada alegria. Conforta-me saber que estou muito bem acompanhada nessa difícil missão. Estou ciente da grande responsabilidade que agora assumo, com dedicação, esmero e amor. Quando amamos o que fazemos, podemos fazer o melhor possível”, revela.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES