Florentino Neto cobra ministro sobre agilidade nas perícias médicas do INSS

Florentino destacou que o Piauí, que já teve mais de 70 peritos médicos, agora conta apenas com 38 profissionais

Deputado com o ministro Carlos Lupi | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Em reunião com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, o deputado federal Florentino Neto (PT) discutiu a urgência na realização de perícias médicas no estado e apresentar a necessidade de reforma ou construção de uma nova agência da Previdência Social em Parnaíba, devido à situação precária do prédio atual. Antes, o deputado já havia se encontrado com William Machado, Superintendente Estadual do INSS no Piauí.

Na ocasião, ele relatou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas ao tentar agendar uma perícia médica devido à escassez de servidores para realizar o trabalho. Florentino destacou que o Piauí, que já teve mais de 70 peritos médicos, agora conta apenas com 38 profissionais. Ele lamentou a situação, mencionando que em Parnaíba não há mais nenhum profissional e em Picos há apenas dois.

Segundo o deputado, o número de peritos tem diminuído drasticamente ao longo dos anos em todo o Brasil, o que prejudica o atendimento à população. Ele destacou o sucateamento do INSS nos últimos governos e reconheceu os esforços do ministro Lupi e do presidente Lula em avançar na recuperação da Previdência Social. Nesse contexto, Florentino pediu atenção especial para o Piauí.

O deputado explicou ao ministro que a escassez de profissionais para fazer as perícias leva centenas de piauienses a se deslocarem para municípios vizinhos ou até mesmo para Teresina ou outros estados em busca de atendimento. Ele argumentou que além de ser desgastante e oneroso, a demora na perícia resulta na suspensão dos salários e ameaça a qualidade de vida da população, especialmente a mais carente.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou ao parlamentar que Parnaíba terá uma agência do INSS mais bem estruturada, condizente com a importância do município, que é referência no Nordeste. Ele adiantou que até o início de novembro o estado receberá um mutirão da previdência para agilizar os processos acumulados e superar os obstáculos existentes.

Florentino Neto destacou o programa de enfrentamento à fila de benefícios previdenciários. O ministro esclareceu que para acelerar o processo, os segurados podem solicitar o auxílio-doença por meio de análise documental, enviando o atestado médico pelo aplicativo ou site Meu INSS. O governo espera que até dezembro o tempo médio de espera por uma perícia médica diminua em todo o país.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES