Florentino Neto é co-autor do protocolo 'Não é Não' aprovado pela Câmara

O intuito é de prevenir constrangimento ou violência contra a mulheres em shows ou casas noturnas.

Florentino Neto é co-autor do protocolo 'Não é Não' aprovado pela Câmara | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado federal Florentino Neto(PT/PI) é co-autor do projeto de lei aprovado ontem (6),  pela Câmara dos Deputados, e que cria o protocolo "Não é não", com o intuito de prevenir constrangimento ou violência contra a mulheres em shows ou casas noturnas. Além dele,  apenas outro homem, o deputado Duarte Júnior, do Maranhão, assinou o projeto apresentado pela Bancada Feminina.

A proposta prevê que estabelecimentos comerciais deverão monitorar possíveis situações de constrangimento e indícios de assédio, além de prestar assistência e afastar o agressor da vítima, que deve ser expulso do ambiente, caso necessário. De acordo com o deputado Florentino, o protocolo foi inspirado na iniciativa No Callem, implementada em Barcelona, na Espanha. 

“Foi esse protocolo que levou à prisão do jogador de futebol Daniel Alves, acusado de estuprar uma mulher em uma boate, em dezembro do ano passado. A instituição deste protocolo no Brasil pode ser um importante aliado da mulher brasileira ”, destaca o parlamentar. 

Para ele, o Projeto de Lei 3/2023, que estabelece o protocolo "Não é Não", será mais um importante instrumento na proteção e defesa dos direitos das mulheres, que passa a vigorar  após a sanção do presidente Lula. 

Além desse projeto de lei, a Câmara aprovou uma série de projetos de lei e requerimentos de urgência de propostas prioritárias para a bancada feminina. A ação foi uma alusão aos 16 dias de ativismo pelo combate à violência doméstica, que acaba em 10 de dezembro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES