Florentino Neto será vice-presidente de Comissão de Enfrentamento ao Câncer

A Comissão é formada por 34 membros titulares e com igual número de suplentes.

Florentino Neto está na Comissão Especial de Enfrentamento ao câncer | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil, a Câmara dos Deputados reinstalou a Comissão Especial de Enfrentamento ao Câncer, nesta terça-feira, 25, e ela terá como segundo vice-presidente o deputado Florentino Neto (PT-PI)que ficará responsável pelo acompanhamento do acesso ao diagnóstico e ao tratamento da doença, assim como o cumprimento da legislação sobre o tema. 

Além de Florentino Neto, na segunda vice-presidência, a Comissão Especial destinada a acompanhar as ações de combate ao câncer no Brasil será composta de 34 membros titulares e com igual número de suplentes, mais um titular e um suplente, atendendo ao rodízio entre as bancadas não contempladas, designados de acordo com os §§ 1° e 2° do art. 3 para avaliar como está o combate ao câncer no Brasil.

Florentino informa que a  Comissão especial foi criada em 2021 e a sua reinstalação vai garantir que a política nacional de enfrentamento ao câncer seja implementada em todo o país.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), há previsão do surgimento de 704 mil novos casos de câncer no Brasil por ano nos próximos três anos, sendo que 70% deles devem ocorrer nas regiões Sul e Sudeste. No Brasil, atualmente, 70% dos tratamentos de câncer são feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

Florentino Neto destaca que existem normas que estabelecem a realização dos exames em até 30 dias, como a Lei 13.896/19, e o início do tratamento em 60 dias (Lei 12732/12). No entanto, nem sempre os prazos são cumpridos, o que coloca em risco a vida dos pacientes.

“A Comissão vai atuar exatamente para garantir que os pacientes tenham acesso ao tratamento em tempo hábil. Em se tratando de uma doença como o câncer, o início do tratamento pode fazer toda a diferença para o cura da patologia”, destaca o parlamentar. 

Recursos

Florentino Neto, quando secretário de saúde, demonstrou sensibilidade para o drama dos pacientes com câncer ao garantir os repasses para o Hospital São Marcos, único do estado que trata a doença no Piauí. 

Florentino diz que outra preocupação é com relação aos recursos para atender essa demanda. No Piauí, segundo ele, o São Marcos enfrenta dificuldades para atender a demanda que é sempre crescente. 

“Na semana passada participei de uma reunião com a diretoria do hospital e ficamos a par das dificuldades. Como segundo vice-presidente da Comissão também vou tratar sobre a necessidade de mais recursos para atender os pacientes com câncer de forma célere e humanizada”, destaca. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES