Florentino propõe que vítima de violência doméstica não sustente agressor

Deputado apresentou um projeto de lei que garante que vítimas de violência doméstica não sejam obrigadas a fornecer sustento aos seus agressores

Deputado Florentino Neto | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Inspirado em casos como o da apresentadora Ana Hickman, o deputado federal Florentino Neto (PT/PI) apresentou um projeto de lei que visa garantir que as vítimas de violência doméstica não sejam obrigadas a fornecer sustento aos seus agressores, mesmo em situações de necessidade financeira.

O projeto propõe a inclusão de um novo parágrafo na legislação atual do Código Civil, com o objetivo de assegurar que a vítima não seja responsável por prover alimentos ao agressor. Segundo o parlamentar, isso ajudaria a evitar situações difíceis e constrangedoras para mulheres que já estão passando por problemas emocionais e físicos devido às agressões sofridas. 

“Nosso projeto visa evitar que elas sejam constrangidas a fornecer apoio financeiro aos seus agressores, mesmo quando estes não tiverem condições de se sustentar”, afirma Florentino. 

Ele acrescenta que a medida também evitará mal-estar nos tribunais, garantindo que as vítimas possam preservar seu patrimônio e sua dignidade. ''É importante que as mulheres tenham toda a proteção legal para se recuperarem dos traumas e recomeçarem as  suas vidas'', disse.

A violência doméstica contra as mulheres é um problema sério no Brasil, que transforma o lar, um lugar de proteção, em um ambiente de perigo e medo. A Lei Maria da Penha, promulgada em 2006, introduziu uma série de medidas legais para enfrentar a violência doméstica e familiar. 

Florentino pontuou os desafios a serem superados e iniciativas como o projeto de lei proposto por ele é mais um passo  importante na luta contra esse problema, que faz milhares de vitimas todos os anos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES