Floriano ganhará serviço para tratamento do câncer

A proposta é levar para a Princesa Sul o mesmo serviço que o deputado Florentino Neto implantou em Parnaíba em 2015, no Hospital Marcos Bastos

Reunião sobre a instalação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os deputados federais Florentino Neto  e Francisco Costa, ambos ex-secretários de estado da saúde, sintonizados com o plano do governador Rafael Fonteles para descentralizar o tratamento do câncer no Piauí, se juntaram em defesa de um projeto comum: a implantação do serviço para tratamento oncológico em Floriano. Na manhã do último sábado (24), eles discutiram juntamente com presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas (CMB), Mirocles Veras e representantes do município, ideias para instalação de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia.

 A proposta é levar para a Princesa Sul o mesmo serviço que o deputado Florentino Neto implantou em Parnaíba em 2015, no Hospital Marcos Bastos, para realizar diagnósticos e tratamentos de cânceres através de cirurgias e quimioterapia. A partir deste ano, o município da planície litorânea passa a realizar também o serviço de radioterapia pelo SUS, através de uma luta também do parlamentar, que viabilizou, quando Secretário Estadual de Saúde, a instalação de  um equipamento para esse fim.

Para executar a proposta de implantação do serviço de oncologia  em Floriano, os deputados convidaram o presidente da Confederação das Santas Casas de Misericórdia, Hospitais e Entidades Filantrópicas, Mirocles Veras, que tem expertise e é referência nacional na prestação de serviços filantrópicos. “O serviço representará um grande passo no que se refere ao diagnóstico e ao tratamento de pacientes oncológicos no estado”, destacou Mirocles. 

Para Florentino, a cidade de Floriano tem se fortalecido como polo de saúde estadual e a implantação  de uma Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia no município representará um ganho extraordinário para a região do Médio Parnaíba. “A implantação de uma Unacon vai facilitar a vida de milhares de pacientes que atualmente precisam se dirigir para Teresina em busca de tratamento médico”, disse Florentino.

O deputado Francisco Costa se disse entusiasta do projeto e garantiu que vai concentrar esforços para a  viabilidade da parceria. “ O nosso próximo passo será discutir a ideia com o governo do estado. Após a implantação, o serviço deve ser habilitado pela Sesapi”, destacou. 

O suplente de deputado estadual Marcos Vinicius, que é uma das maiores lideranças políticas e do setor de saúde na região de Floriano acompanhou a visita dos deputados em todos os momentos, fornecendo informações e apresentado sugestões importantes para o êxito do plano. O dr. Marcos Vinícius disse “ser esta uma das iniciativas mais importantes e necessárias para fortalecer o SUS na região de Floriano”. 

Os deputados visitaram o Hospital João Paulo II para conhecer a estrutura do local e também um terreno para possível construção de um prédio para abrigar os serviços de Oncologia. Em reunião com o prefeito  Antônio Reis, que se mostrou favorável a ideia, eles apresentaram todos os passos do cronograma de ações. O projeto já está pronto e foi apresentado às lideranças municipais pelo presidente da CMB, Mirocles Veras. 

Além do prefeito de Floriano,  Antônio Reis também participaram da discussão a secretária de saúde Caroline Reis; ex-vereador e professor da UFPI Lauro César e os suplentes de vereador, Liacir César e Danilo Martins. 

Unacon

Os Unacons são hospitais que possuem recursos humanos e tecnológicos adequados para a prestação de assistência especializada de alta complexidade, sendo responsáveis pelo diagnóstico definitivo e tratamento dos cânceres mais prevalentes no Brasil.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES