FMS alerta a população para tomar as vacinas contra a gripe e covid-19

Apenas 14% da população-alvo tomou a dose bivalente da vacina contra a covid-19, que protege também contra a variante ômicron.

FMS alerta a população para tomar as vacina contra a gripe e covid-19 | Ascom/FMS
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) pede para que a população compareça aos postos de vacinação, segundo dados apenas 42,9% do público prioritário para vacinação contra a Influenza (gripe) em Teresina, tomou a dose. Além disso, apenas 14% da população-alvo tomou a dose bivalente da vacina contra a covid-19, que protege também contra a variante ômicron. 

De acordo com a coordenadora de vacinação da FMS, Emanuelle Dias,  a capital está seguindo uma tendência nacional de números baixos do plano de imunização, tanto para a gripe como para a covid-19. “Apesar do Piauí estar no topo dos estados em cobertura para influenza e sexto para a covid-19 bivalente, os números ainda não estão satisfatórios no Brasil inteiro”, disse.

Vacinação contra a Influenza (gripe). Foto (Ascom/FMS).

O público com maior porcentagem de vacinação para a gripe é o dos trabalhadores da saúde, com 54,72%. Em segundo os idosos ficam com 51,73% e o das gestantes, com 29,72%, completam o ranking.

“A vacina da gripe está disponível para toda a população acima dos 6 meses, mas nossa maior preocupação está nos grupos prioritários pois eles são mais suscetíveis às complicações da doença, como hospitalizações e mesmo óbito. O mesmo vale para a covid-19”, alerta a coordenadora.

Tanto a vacina da gripe quanto a da covid bivalente estão disponíveis de segunda a sexta das 9h às 17h nos terminais do Buenos Aires e Parque Piauí, além do Teresina Shopping. As Unidades Básicas de Saúde também ofertam os imunizantes, sendo o da gripe todos os dias da semana e o da covid-19 bivalente às terças e quintas. Nestes locais, o horário de funcionamento é das 8h às 12h e 13h às 17h.

Piauí é o estado do Nordeste com maior cobertura de vacinação bivalente

O Piauí é o estado do Nordeste com a maior cobertura do reforço vacinal contra a covid-19. De acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS), o índice é o quarto maior do país, atrás de São Paulo com 17,9%, do Distrito Federal com 17,2% e do Espírito Santo com 14,7%.

Com 377.974 mil doses bivalentes aplicadas, a taxa de imunização é de 13,8% de acordo com a Rede Nacional de Dados de Saúde (RNDS). Bárbara Pinheiro, coordenadora de imunização da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi), ressaltou que o Piauí é o primeiro em relação à vacinação no Nordeste. 

“Apesar da baixa cobertura nacional, estamos com um bom índice. Somos os primeiros do Nordeste em relação a bivalente. Estamos aguardando o sistema ser atualizado para termos a cobertura real de todos os municípios”, pontuou Bárbara Pinheiro.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES