FMS investiga suspeita de 1º morte por dengue neste ano em Teresina

O Brasil se destaca como o pioneiro mundial na disponibilização de vacinas contra a dengue por meio do sistema de saúde pública

FMS investiga suspeita de primeira morte por dengue em Teresina | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Diretoria de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Teresina informou em nota enviada ao meionorte.com, que está investigando um caso suspeito de morte por dengue em 2024 em Teresina. De acordo com a FMS, a vítima trata-se de um paciente de 33 anos com comorbidades. Ainda segundo a nota, o primeiro exame para dengue deu negativo e outros exames estão sendo realizados.

Teresina lidera com o maior número de casos 

Teresina continua liderando a lista dos municípios piauienses com o maior número de casos prováveis de dengue em 2024, registrando 316 notificações até o momento. Na sequência, estão Bom Jesus (125), Currais (102), Ribeiro Gonçalves (55) e Parnaíba (30). Quanto à Febre Chikungunya, o Boletim Epidemiológico aponta uma redução de 89,8% na incidência da doença, comparando os 443 casos prováveis de 2023 com os 45 casos de 2024.

Os dados coletados pela Pesquisa Entomológica do Aedes aegypti e do Aedes albopictus (LIRAa/LIA) de 2023 revelam que 195 municípios alcançaram índices satisfatórios. Outros 20 municípios estão em alerta, e nenhum apresenta ocorrência de surto de arboviroses.

Sesapi reforça ações de combate à dengue

Na semana passada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) intensificou suas ações para combater a dengue e conter o aumento de casos suspeitos da doença no Piauí. De acordo com o boletim da 7ª Semana Epidemiológica de 2024, houve um aumento de 8% nos casos suspeitos. Como parte das medidas adotadas, a Sesapi disponibilizou o veículo de fumacê para os municípios que apresentaram elevação na incidência da doença e estão em estado de alerta. 

Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer vacina contra dengue na rede de saúde pública

O Brasil tornou-se o primeiro país do mundo a disponibilizar a vacina para dengue no sistema de saúde pública. A primeira remessa, composta por cerca de 757 mil doses, chegou ao país em 20 de janeiro. Este lote é parte de um total de 1,32 milhão de doses fornecidas pela farmacêutica responsável pela Qdenga. Outra remessa, contendo mais de 568 mil doses, tem sua entrega programada para fevereiro. A expectativa é que o país receba um total de 5,2 milhões de doses ao longo deste ano.

Inicialmente, a vacina será administrada na população de regiões endêmicas, abrangendo 521 municípios. Até o momento, o Piauí não está incluído no esquema vacinal. Para o ano de 2025, o Ministério da Saúde já garantiu a aquisição de outras 9 milhões de doses.

Identifique os sintomas e previna-se

O Ministério da Saúde recomenda uma série de medidas para prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Entre elas estão manter as caixas d'água fechadas, permitir a entrada dos agentes de endemia e saúde, colocar areia nos vasos de plantas, amarrar bem o lixo, armazenar pneus em locais cobertos para evitar acúmulo de água, limpar as calhas, evitar acumular sucatas e entulhos, esvaziar recipientes como pets, garrafas e potes que possam acumular água.

Os sintomas dessas doenças incluem febre alta e/ou persistente, dores musculares e articulares, manchas vermelhas na pele (exantema), náuseas e vômitos frequentes, agitação ou sonolência, dor de cabeça ou atrás dos olhos, diarreia e/ou dor abdominal intensa, pressão baixa, sangramento espontâneo, redução da produção de urina e extremidades frias.

Se algum desses sintomas se manifestar, é recomendável procurar o posto de saúde mais próximo. Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos com mais de 65 anos têm maior suscetibilidade a complicações decorrentes dessas doenças. Se alguém desses grupos convive com você, é essencial redobrar os cuidados na prevenção do mosquito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES