FMS tem leitos suficientes para isolamento de pacientes com Covid-19

A fila de pacientes com Covid-19 à espera de leito no sistema municipal de regulação encontra-se zerada

Leitos para pacientes com Covid-19 | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina informou que a rede hospitalar municipal encontra-se organizada para o manejo de casos positivos da Covid-19, contando com leitos de internação disponíveis para isolamento de pacientes em todos os hospitais do município. A fila de pacientes à espera de leito no sistema municipal de regulação encontra-se zerada, sem nenhum paciente aguardando vaga.

“A FMS encontra-se preparada para mudanças na configuração de leitos hospitalares na dependência de sinalização de mudanças no cenário epidemiológico local e da capacidade assistencial”, afirmou Walfrido Salmito, diretor de Vigilância em Saúde da FMS. 

Segundo ele, a rede de saúde municipal conta com estoque de segurança de equipamentos de proteção individual (EPI’s) de testes rápidos de antígeno (TRAg) – itens primordiais para a detecção, diagnóstico, monitoramento e manejo de casos suspeitos e confirmados da doença. 

Atualmente, Teresina disponibiliza a testagem em todas as Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) e em todos os hospitais municipais e apenas na primeira semana de 2024 foram realizados 800 testes na capital; 

A FMS informa ainda que monitora diariamente os indicadores da Covid-19 no município, atraavés do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde municipal (CIEVS-Teresina).  “Esse monitoramento inclui o número de casos suspeitos e confirmados, a demanda por testes diagnósticos e sua positividade (antígeno e RT-PCR), o número de internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) e a quantidade de pacientes hospitalizados na rede com teste positivo para SARS-CoV-2, a quantidade de pacientes no sistema de regulação de leitos à espera de vaga em leitos destinados à assistência de pacientes com COVID-19. Também é monitorada a taxa de transmissão da doença (R0), a ocorrência de óbitos e as coberturas vacinais atingidas na cidade”, finalizou Walfrido. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES