FMS vai lançar edital com bolsas de 100% em cursos de graduação e técnicos

Serão 40 vagas para cursos de nível superior e 52 vagas para cursos tecnológicos. Edital será lançado no final de julho

Fundação Municipal de Saúde | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina vai lançar no final de julho um edital com vagas disponíveis para cursos de graduação e cursos técnicos, em parceria com faculdades e escolas técnicas que têm convênio com a FMS. Serão disponibilizadas bolsas de estudos de 100% para os servidores efetivos da instituição.

 A diretora de Recursos Humanos da FMS, Samia Vieira afirmou que serão 40 vagas para cursos de nível superior e 52 vagas para cursos tecnólogos.  Entre os cursos estão os de Enfermagem, Odontologia, Técnico em Enfermagem e Técnico em radiologia. 

''Na administração pública, investir na formação do servidor permite que as demandas da sociedade sejam atendidas com maior eficiência e os recursos disponíveis possam ser utilizados da melhor forma possível'', afirmou. 

''A qualificação profissional dos recursos humanos é importante para que as organizações, a fim de que estas se mantenham ativas e possam responder de forma positiva às mudanças ocorridas no mercado altamente competitivo'', completou.

Cirurgias ortopédicas no HUT crescem 8% nos primeiros cinco meses de 2023

Referência no atendimento de traumas, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), unidade SUS vinculada à Fundação Municipal de Teresina (FMS), registrou um total de 4.021 cirurgias ortopédicas de janeiro a maio deste ano, em comparação com 3.722 no mesmo período do ano anterior. Isso representa um aumento de 8%, sendo que essa especialidade corresponde a 62% de todas as operações realizadas no hospital em 2023.

A grande maioria das cirurgias ortopédicas é decorrente de fraturas ocasionadas por acidentes de trânsito, com mais de 80% dos casos envolvendo motocicletas. Além disso, quedas do mesmo nível, especialmente entre idosos, também contribuem significativamente para essas intervenções cirúrgicas.

Os dados da Unidade de Estatística mostram ainda que 51% das cirurgias realizadas no HUT são traumas de emergência que requerem intervenções de forma imediata e 49% são urgências, onde o atendimento é rápido e a cirurgia acontece em um curto prazo.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES