Fonteles assina lei que trata da política de regularização fundiária no Piauí

A lei determina que para que a regularização ocorra, várias pesquisas, estudos, relatórios e visitas serão realizados

Fonteles assina lei que trata da política de regularização fundiária no Piauí | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Rafael Fonteles promulgou a regulamentação da Lei 7.294, que aborda a política de regularização fundiária no Piauí para ocupações de povos e comunidades tradicionais. O Decreto Nº 22.407 foi oficializado no Diário Oficial do Estado em uma quarta-feira, dia 11, e já está em vigor.

A abertura do processo de regularização coletiva terá início de forma automática pelo Instituto da Regularização Fundiária e do Patrimônio Imobiliário do Piauí (Interpi), ou mediante solicitação do representante legal da comunidade tradicional.

A Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais (DPCT), com autorização da Diretoria-Geral, será responsável por instruir os diversos setores internos a conduzirem um procedimento preliminar para coletar informações fundiárias da área reivindicada. O Interpi terá a prerrogativa de incorporar ao processo pesquisas, relatórios e estudos relacionados à comunidade tradicional.

Cabe também ao Interpi avaliar a validade das pesquisas, relatórios e estudos apresentados, podendo esses documentos suprir etapas do processo. Após a análise das informações coletadas pela DPCT, a diretoria encaminhará o processo à diretoria-geral para a instauração de uma portaria.

Nos pedidos de título coletivo, a associação requerente deverá apresentar cópias dos seguintes documentos: estatuto social, ata da assembleia de fundação da entidade, ata da eleição e posse da diretoria, CNPJ atualizado da entidade e documentos pessoais do representante legal.

Após essa fase, os trabalhos de campo serão iniciados, precedidos por uma comunicação prévia à comunidade requerente. O aviso de consulta será feito por meio de um edital de convocação emitido pela DCPT, no qual estarão detalhadas a data, o local e o horário da visita técnica. Essa visita será registrada em ata, elaborada pela equipe do Interpi, na qual será consignado que os membros da comunidade se autodefinem como "comunidade tradicional" e concordam com o pedido de regularização fundiária coletiva.

A etapa de delimitação e identificação do território é uma responsabilidade da DPCT, que levará em consideração diversos fatores, como históricos, sociais, culturais, agronômicos e ambientais. No decreto, é garantida a participação das comunidades tradicionais em todas as fases do procedimento administrativo.

(Com informações do Governo do Estado)



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES