Exclusivo Franzé Silva faz balanço de gestão na Alepi e ressalta união do PT para 2024

Franzé Silva também ressaltou o sentimento de unidadade que, segundo ele, existe no partido vai perdurar até o final do processo eleitoral de 2024

Entrevista | Rede Meio Norte
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na tarde desta segunda-feira (03), o presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), Franzé Silva (PT), concedeu entrevista exclusiva ao programa 'Agora, Jogo do Poder', da Rede Meio Norte. Na ocasião, o deputado estadual fez um balanço de sua gestão à frente da Casa Legislativa, além de confirmar o lançamento de novos concursos públicos, como o da Policia do Legislativo para 2024.

Franzé Silva também ressaltou o sentimento de unidadade que, segundo ele, existe no partido vai perdurar até o final do processo eleitoral. Contrariando expectativas, ainda segundo o parlamentar, ele, Fábio Novo (PT) e Merlong Solano (PT)seguirão juntos com o objetivo de reerguer a capital do Piauí.

ORGANIZAÇÃO DAS FINANÇAS E MODERNIZAÇÃO NA ALEPI

A primeira pergunta respondida pelo presidente foi sobre as mudanças ocorridas na Alepi após inicio de sua gestão. Ele apontou que, ainda nos primeiros meses, conseguiu organizar as finanças internas e possibilitar que os servidores fossem pagos dentro do mês. Além disso, Silva também apontou que pretende implantar métodos mais modernos para que, principalmente, o público em geral tenha acesso à projetos que tramitam na Casa, por exemplo.

"Eu cheguei no governo do estado em 2003 com o governador Welligton Dias, auxiliando o secretário Antônio Neto. Nós tínhamos uma preocupação que era organizar as finanças. A receita anual não cobria metade das dívidas. O Piauí só deixaria de marcar indicadores econômicos e sociais se tivesse um ajuste dentro das finanças. E foi isso que nós fizemos. Isso levou o Piauí a ter uma boa tabela de pagamento [...]. Não seria diferente comigo dentro da Assembleia Legislativa, se eu não começasse pelo ajuste fiscal, nós fizemos um ajuste fiscal, trouxemos o pagamento dos servidores para dentro do mês e estamos com um conjunto de ações que são importantes principalmente na área da modernização", informou

"Ainda temos um plenário que funciona praticamente manual, onde não temos um sistema integrado e o deputado não pode acompanhar seu projeto, mas principalmente o cidadão não tem acesso. Queremos pegar o que nós produzimos e levar pra sociedade. Temos que aproximar o Legislativo da população", afirmou Franzé Silva.

ESPAÇO SAÚDE E TV ASSEMBLEIA

Franzé também destacou que pretende ampliar a oferta de serviços do Espaço Saúde da Assembleia para o público em geral. A TV Assembleia agora conta com transmissão ao vivo das Comissões e a expectativa é que o alcance seja ampliado para mais municipios, como conta o presidente.

"Nós temos no espaço saúde o atendimento dos servidores, os parlamentares, dos seus dependentes, mas nós ampliamos isso, é um conceito totalmente moderno, com vários eh procedimentos novos, especialidades novas, no ambiente de e de modernidade. Queremos dialogar pra que a gente possa também em situações eh poder abrir para o público externo. Nós sabemos que temos dificuldade por conta do SUS. Mas queremos estudar junto a a procuradoria de que forma a gente possa também colaborar com a população em geral".

"Tivemos um avanço muito grande e estamos com a expectativa de levar a TV Assembleia de levar os dados da Assembleia para mais proximo da populaçao. Lá no plenário não se discute o projeto de lei. Não se discute as ações. As ações projetos são discutidos nas comissões. Por isso nós fizemos questão de levar pro âmbito da transmissão ao vivo também o debate nas comissões porque é lá que a população vai saber qual é o posicionamento real de cada parlamentar. Hoje somente em Teresina e Esperantina que tem em canal aberto a cobertura da TV Assembleia queremos levar para os os municípios polos".

CONCURSO DA POLÍCIA DO LEGISLATIVO

O presidente da Assembleia confirmou ainda que pretende lançar um edital para concurso da Policia do Legislativo em 2024. "Quando assumimos tinha uma situação de um excesso de contingente. Imediatamente nós fizemos a devolução desse excesso [de policiais] pra defender a sociedade. Tentei incluir agora nesse concurso que nós estamos preparando o edital, a policia do legislativo, mas me disseram que tecnicamente era impossível porque a questão da polícia precisa de uma série de aspectos, pela aprovação da Polícia Federal, pela aprovação das forças de seguranças locais e eu não teria como incluir a polícia do legislativo já nesse concurso. Mas para 2024 nós já iremos colocar isso dentro do nosso orçamento. Estamos discutindo agora na LDO a previsão de que nós tenhamos uma policia do legislativo".

PT E ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2024

"O PT só ganhará a eleição em Teresina em duas situações. Primeiro se tiver unido internamente. E segundo se tiver capacidade de agregação. Então, nós temos que agregar o maior número possível de partidos ter a aproximação dos formadores de opinião, ter o movimento social apoiando esse projeto de uma gestão do PT na prefeitura. E isso nós vamos construir na pré-candidatura. E é importante nós termos três pré-candidatos. Primeiro manter a harmonia interna do PT. E eu tenho dito em todas as plenárias que organizo que não tem embate, cada um tem sua estratégia. Cada um vai se movimentar", informou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES