Fundação de Saúde alerta para cuidados com o Aedes durante período chuvoso

O principal cuidado é o descarte de todo material inservível. Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo

Fundação de Saúde alerta para cuidados com o Aedes durante período chuvoso | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O período chuvoso requer atenção especial em relação a doenças como dengue, zika e chikungunya, por ser uma época propícia para a reprodução de seus mosquitos transmissores: o Aedes aegypti e o Aedes albopictus. Por isso, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) pede a parceria da população para redobrar o cuidado dentro de suas casas. 

Na sexta-feira (2), às 9h30, será lançado o Calendário Ecoepidemiológico, uma ferramenta que vai ajudar ainda mais o trabalho de campo dos agentes de endemias. O lançamento acontecerá no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015 - Aeroporto.

“O período chuvoso favorece a formação de poças de água, onde o Aedes aegypti e Aedes albopictus colocam seus ovos e dão origem ao mosquito”, explica a médica que faz parte da diretora de Vigilância em Saúde da FMS, Amparo Salmito. “Se o mosquito estava infectado pela dengue, zika, chikungunya ou outras viroses todos os seus ovos também estarão contaminados”, alerta.

Fundação de Saúde alerta para cuidados com o Aedes durante período chuvoso - Foto: Ascom

O principal cuidado é o descarte de todo material inservível. Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo. As calhas dos telhados e caixas d’água também merecem atenção e devem ser mantidas limpas, bem como ralos e vasos sanitários tampados. 

Vasos de plantas com pratos de plástico devem ser evitados. “É muito importante que os quintais e locais ao ar livre passem por limpeza frequente, pois qualquer material que permita o mínimo acúmulo de água pode se tornar um criadouro do mosquito, mesmo uma tampinha de garrafa”, alerta Amparo Salmito.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES