“Garantir o bem-estar e segurança das mulheres é prioridade do governo”, diz Isabel

“No governo Rafael Fonteles, 1/3 do secretariado é formado por mulheres, sendo o oitavo do país com maior número de mulheres”, disse

"Garantir o bem-estar e segurança das mulheres é prioridade do governo", diz Isabel | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na ocasião do Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta sexta-feira (08), Isabel Fonteles, coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí e primeira-dama do estado, refletiu sobre a participação das mulheres no Governo do Piauí, ressaltando as iniciativas direcionadas ao bem-estar e segurança feminina. Ela observou que, embora persistam disparidades de gênero em diversos setores, há uma crescente valorização da igualdade de gênero e da presença feminina em posições de liderança.

"No governo Rafael Fonteles, 1/3 do secretariado é formado por mulheres, sendo o oitavo do país com maior número de mulheres em cargos de alto escalão. Isso é muito necessário e muito nos orgulha", ressalta a gestora. 

Indagada se as políticas do Governo do Estado têm atendido aos anseios das mulheres piauienses, Isabel Fonteles ponderou que, com a criação da Secretaria de Estado da Mulher (Sempi) houve a ampliação e o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres piauienses. 

"Gostaria de ressaltar aqui as políticas de enfrentamento à violência contra a mulher; de incentivo ao empreendedorismo feminino, com o “Fomento Mulher”; e a participação de mais mulheres em cargos de direção. Avançamos muito, mas continuaremos trabalhando para vencer as desigualdades de gênero em nosso estado", pontua Isabel Fonteles. 

"Garantir o bem-estar e segurança das mulheres é prioridade do governo", diz Isabel - Foto: Ascom

HONRA COORDENAR O PROGRAMA: Segundo a gestora, é uma honra coordenar um programa tão importante como o Pacto pelas Crianças do Piauí, com ações prioritárias nas áreas de saúde, educação e assistência social para a primeira infância. "Sabemos que cuidando de uma criança, estamos cuidando também da mãe dessa criança, que é, muitas vezes, chefe de família, e com uma jornada intensa de trabalho dentro e fora de casa", frisa a coordenadora.

SAÚDE: Ela destacou que na área da saúde, o Governo do Estado vem fortalecendo a rede materno-infantil, com a inauguração da Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, e mais quatro novas maternidades, nos municípios de Picos, Floriano, Parnaíba e Bom Jesus; bem como com o incentivo à realização de oito consultas pré-natais, vacinação e aleitamento materno.

EDUCAÇÃO: Na educação, há o estímulo à construção de novas creches pelos municípios e a capacitação de professores e gestores escolares que atendam as crianças das creches (0 a 3 anos) para que as mães tenham onde deixar seus filhos com segurança enquanto trabalham.

"Ainda estamos desenvolvendo um projeto de curso técnico profissionalizante para as mães e mulheres em situação de vulnerabilidade social, estimulando o empreendedorismo feminino e independência financeira. Por fim, o nosso maior propósito é levar o cuidado necessário para garantir o bem-estar de toda a família", finaliza Isabel Fonteles.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES