Gessivaldo Isaías propõe videomonitoramento e policiais nas escolas

Segundo o projeto, são previstos três eixos de ações: monitoramento das escolas por câmeras; implementação de um plano de evacuação em situação de risco; e segurança armada.

Gessivaldo Isaías propõe videomonitoramento e policiais nas escolas | Divulgação / Ascom Alepi
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado estadual, Gessivaldo Isaías (Republicanos), apresentou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) o projeto de lei que cria o Programa Estadual de Vigilância e Monitoramento nas Escolas. A proposta, lançada nesta segunda-feira (10), propõe videomonitoramento e policiais militares nas instituições do Estado.

Segundo o projeto, são previstos três eixos de ações: monitoramento das escolas por câmeras; implementação de um plano de evacuação em situação de risco; e segurança armada, a ser realizada por policiais militares em seus horários de folga ou policiais da reserva da corporação.

“Estamos tristes com o que está acontecendo nas escolas. O que antes era uma realidade que víamos apenas nos Estados Unidos, está virando rotina no Brasil. Só este ano foram dois tristes ataques que ceifaram a vida de professores e alunos. Fui procurado por professores, alunos, pais e profissionais da educação que temem por suas vidas. Precisamos dar uma resposta”, argumenta o deputado Gessivaldo Isaías.

O projeto define que o Estado pode utilizar a estrutura de videomonitoramento que já existe em algumas escolas, expandindo para as demais, bem como contratar policiais militares do Núcleo da Reserva Remunerada e comprar folgas de policiais militares da ativa através da Gratificação de Operações Planejadas.

Gessivaldo Isaías explica que a segurança armada poderá ser realizada por segurança privada ou a partir da estrutura já existente da Polícia Militar do Piauí. 

“Já existe a previsão legal de policiais militares da reserva através do Núcleo da Reserva Remunerada, bem como também existe a compra da folga dos policiais da ativa através da Gratificação de Operações Planejadas. É só colocarmos em prática e implementarmos em nossas escolas”, explica o deputado.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES