Gilbués: Conheça a cidade do Piauí que esta virando deserto

Gilbués tem cerca de 10 mil habitantes, e apenas sua área de “deserto” chega a incríveis 7,8 mil km², o equivalente a cinco São Paulo (1,5 mil km²)

Gilbués: Conheça a cidade do Piauí que esta virando deserto | Nelson Almeida/AFP
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O processo de desertificação é muito comum, mas há décadas uma cidade do Piauí vem sofrendo com a ação da natureza que é agravada por fatores como o aquecimento global e a ação do homem. Gilbués tem cerca de 10 mil habitantes e fica a 770 km de Teresina.

Apenas sua área de “deserto” chega a incríveis  7,8 mil km², o equivalente a cinco São Paulo (1,5 mil km²). De acordo com uma pesquisa publicada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o processo de desertificação iniciou entre as décadas de 1940 e 1950, e foi impulsionada principalmente por práticas como mineração e agropecuária (base econômica da cidade).

Gilbués: Conheça a cidade do Piauí que esta virando deserto / Foto: Nelson Almeida/AFP

Gilbués é naturalmente uma cidade com pouca incidência de chuva, e muita seca. A cidade é conhecida principalmente pelas suas altas temperaturas, em agosto de 2018 os termômetros ultrapassaram os 44°c. Segundo especialistas, a situação deve se agravar, e as chuvas devem ter redução de 10% a 20%.

Fatores climáticos, como o aquecimento global, tem contribuído ainda mais para o avanço do processo de desertificação. Conforme o estudo do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas, o fenômeno deve fazer com que as temperaturas da cidade subam até 2,5 °C.

O processo é muito comum em cidades de clima árido, semiárido e subúmido seco, não existe um fator específico, pode depender de fatores como ação humana ou clima da região. Outras cidades passam pelo mesmo problema, sendo elas: Cariris Velhos (PB), Inhamuns (CE), Sertão Central (PE) e Sertão do São Francisco (BA).



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES