Governador Rafael Fonteles participa da abertura da decoração de Natal do Karnak

Abertura contou com performances natalinas e muita emoção do público presente

Governador Rafael Fonteles participa da abertura da decoração de Natal do Karnak | Ascom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A magia do Natal chega ao coração de Teresina. Nesta segunda-feira (11), o governador Rafael Fonteles participou da abertura da decoração natalina, com ponto central no Adro da Igreja São Benedito. Em uma solenidade com iluminação especial e muita música, foi realizado o lançamento do Natal do Futuro 2023, do Palácio de Karnak, e do Natal do Sonho e Luz, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Na abertura, as apresentações do Coral Canta Piauí, da Secretaria de Administração do Piauí (Sead-PI); Rabeca Piauí, com crianças e adolescentes de Bom Jesus (PI); Coral Boa Semente, com crianças de Oeiras (PI); e Vando do trompete, com a Fanfarra de Natal e o Papai Noel, emocionaram os presentes.

Governador Rafael Fonteles participa da abertura da decoração de Natal do Karnak - Foto: Ascom

Para o governador Rafael Fonteles, o Natal é um momento de amor ao próximo. "Estou muito feliz de lançar essa decoração natalina, pela primeira vez como governador. Aqui, aos pés da Igreja São Benedito, acredito que o Natal é uma época especial, que celebra o nascimento de Jesus. Todo mundo gosta do Papai Noel e das festividades, mas a maior inspiração é Jesus Cristo. Desejo muita esperança para as famílias piauienses", considera.

A coordenadora do Pacto pelas Crianças do Piauí, a primeira-dama Isabel Fonteles, ressaltou a beleza da decoração natalina do Palácio de Karnak e do seu entorno, convidando as famílias piauienses a virem prestigiar o local. “Está tudo muito iluminado, um ambiente muito acolhedor e que traz a magia do natal. Que as famílias piauienses possam prestigiar o Natal do Futuro. Aproveito para desejar um Feliz Natal para todos, em especial para as nossas crianças, que elas possam não só sonhar com o futuro, mas ter um presente de muitos cuidados, com seus direitos respeitados”, avalia.

Governador Rafael Fonteles participa da abertura da decoração de Natal do Karnak - Foto: Ascom

O secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, comemorou a forte presença de arte regional na programação. “Corais, apresentações de rabecas. Tudo isso em um cenário lindo com uma decoração primorosa”, considera.

Mirna Escórcio, Gilson Palha e o pequeno Kauê, de dois anos, ficaram encantados com a decoração natalina e as apresentações da noite de lançamento do Natal do Futuro 2023 e o Natal do Sonho e Luz. "A decoração está tão linda que a gente nem consegue parar de olhar", considera Gilson. "O Kauê ficou encantado. O Natal é uma época de amor e de estar próximo da família e de quem a gente gosta", acrescenta Mirna.

Um toque de regionalismo

A decoração abrange o Adro da Igreja São Benedito, Jardins do Palácio de Karnak e Praça Pedro II, que vão receber apresentações natalinas até o dia 15 de dezembro. O Palácio estará aberto à visitação pública a partir das 17h, sempre na véspera das apresentações de Natal.

A instalação artística que compõe o visual natalino, que tem assinatura do arquiteto Áureo Tupinambá Júnior, como diretor-criativo da decoração natalina, ao lado da artista plástica Kalina Rameiro, ficará disponível até o Dia de Reis, comemorado no dia 6 de janeiro e que marca o fim das festividades natalinas.

Governador Rafael Fonteles participa da abertura da decoração de Natal do Karnak - Foto: Ascom

Tupinambá acredita que o regionalismo marca a decoração natalina. "A ideia foi trabalhar com uma materialidade nossa e coisas de comunidades próximas, principalmente comunidades que trabalham com artesanato. A gente valoriza isso", aponta. "O Natal do Futuro é um Natal que nós olhamos para dentro. Nós olhamos para nossas materialidades, nós olhamos para o nosso artesão, nós olhamos para nossas crianças", acrescenta Rameiro.

Confira a programação completa:

As apresentações natalinas acontecem no Coreto da Antonino Freire.

- Dia 12/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Bolim Bolão; Espetáculo de Teatro com Franklin Pires; Teatro Monte Castelo "O Nascimento de Jesus".

- Dia 13/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Coral Escola Dona Gal; Trupe Euriberto Garcia, com o Espetáculo Acrobático Salta Bonito; as palhaças Bolinha e Caburé - Auto de Natal.

- Dia 14/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Escola de Dança Lenir Argento; Escola de Música Possidônio Queiroz - Canção Natalina.

Dia 15/12, às 18h: Vando do Trombone; Papai Noel; Orquestra Sinfônica de Campo Maior; Coral Infantil de Campo Maior; Banda Lyna, de Santo Antônio; bailarinas do Lar da Juventude - A Dança das Rosas Meninas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES