Governador Rafael Fonteles pede reforço nas doações de sangue no Hemopi

Déficit de 30% no estoque de vários tipos sanguíneos é uma ameaça ao volume estratégico de bolsas de sangue necessário para a população

Rafael Fonteles | Reprodução
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) está enfrentando um déficit de 30% no estoque de vários tipos sanguíneos, uma ameaça ao volume estratégico de bolsas de sangue necessário ao atendimento da população.

Em razão disso, neste sábado (6), o governador Rafael Fonteles (PT) utilizou as redes sociais para alertar sobre a maior demanda de sangue e a estagnação das doações, especialmente durante o período de férias.

“O Hemopi está com um déficit de 30% no estoque devido à maior demanda e à redução nas doações, principalmente devido às festas de fim de ano e ao período de férias. Todos os tipos de sangue são necessários. Se você tem o hábito de doar, não deixe de praticar esse gesto benevolente e convide mais pessoas para ajudar”, escreveu.

Imagem: Reprodução

O Hemopi é o único hemocentro do Piauí responsável pelo fornecimento de hemocomponentes para toda a rede pública hospitalar e parte da rede privada. O serviço já cadastrou 54.329 pessoas nas quatro unidades de coleta do Hemopi – Teresina, Parnaíba, Floriano e Picos – para doar sangue, sendo que 44.642 conseguiram efetivar a doação.

Critérios básicos para doação 

Ter idade entre 16 e 69 anos, (menores de 18 anos devem apresentar consentimento formal do responsável legal);

Pessoas com idade entre 60 e 69 anos só poderão doar sangue se já o tiverem feito antes dos 60 anos.

Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe). São aceitos documentos digitais com foto.

Pesar no mínimo 50 kg.

Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas.

Estar alimentado. Evitar alimentos gordurosos nas 3 horas que antecedem a doação de sangue. Caso seja após o almoço, aguardar 2 horas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES