Governador Rafael Fonteles sanciona lei de proteção animal no Piauí

A nova legislação tem como objetivo estabelecer normas para a proteção, defesa, conservação e bem-estar dos animais no Piauí

Avalie a matéria:
Daniel Oliveira e Rafael Fonteles | Imagem: Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última sexta-feira (25), o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8364, que estabelece a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e aos Animais Domésticos do Piauí. Essa medida é um marco na história da proteção animal no estado e foi elaborada com base em estudos da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

DISPOSIÇÕES DA LEI: A nova legislação tem como objetivo estabelecer normas para a proteção, defesa, conservação e bem-estar dos animais no Piauí. Ela visa promover o desenvolvimento sustentável e sensibilizar os diversos setores da sociedade sobre a importância da proteção e do respeito aos direitos dos animais.

PARTICIPAÇÃO DO CONSELHO ESTADUAL: A elaboração da lei contou com a participação ativa do Confauna, criado em 2023 pela Lei Estadual nº 8101. O Conselho teve um papel crucial na construção da Política, contribuindo para sua aprovação na Assembleia Legislativa e subsequente sanção pelo governador.

IMPORTÂNCIA DESTACADA PELA SEMARH: O secretário da Semarh, Daniel Oliveira, ressalta a importância da nova lei como um marco significativo para a proteção animal no estado. Ele destaca que as diretrizes estabelecidas garantem a proteção integral aos animais e reforça o compromisso do poder público em promover essa proteção sob diferentes perspectivas.

CASTRAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA PÚBLICA: A lei também aborda a castração social como uma política pública importante. Oliveira enfatiza que essa é mais uma ação do Governo do Estado, agora institucionalizada como uma política pública de longo prazo.

COMPROMISSO DO GOVERNO DO PIAUÍ: A iniciativa reflete um compromisso de gestão do Governo do Piauí, coordenado pela Semarh. Essa ação está inserida no programa de compromissos do estado, o ECO Piauí, no eixo Bio Piauí.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES