Governo aperfeiçoa a política do ICMS Ecológico no Piauí

O decreto, que dispõe sobre os procedimentos para a certificação dos municípios no Selo Ambiental, foi publicado na última quinta-feira (20) no Diário Oficial.

Governo aperfeiçoa a política do ICMS Ecológico no Piauí | Divulgação / FUPEF
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governo do Piauí anunciou o aperfeiçoamento de políticas do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Ecológico no Piauí. O decreto, que dispõe sobre os procedimentos para a certificação dos municípios no Selo Ambiental, foi publicado na última quinta-feira (20) no Diário Oficial.

A publicação altera o Decreto Estadual nº 19.042, de 22 de junho de 2020, sobre a mesma temática, conforme a Lei Ordinária nº 5.813, de 3 de dezembro de 2008 (Lei do ICMS Ecológico). 

Agora ficam estabelecidas as regras de transição para aperfeiçoar a adesão dos municípios piauienses ao Selo Ambiental e é garantida mais agilidade aos procedimentos administrativos necessários à obtenção do ICMS Ecológico.

Ao assinar o decreto, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, considerou a adequação dos procedimentos internos da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) às normativas do Tribunal de Contas do Estado, principalmente em relação aos prazos necessários para a fixação dos índices de repartição de ICMS devidos aos municípios eleitos.

“A alteração trazida pelo novo decreto reforça a necessidade de se aperfeiçoar a sistemática do ICMS ecológico para garantir maior efetividade das políticas públicas ambientais aos municípios piauienses”, explica o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Daniel Oliveira. “Além disso, essa medida reforça a parceria dos órgãos de controle e da Semarh, com os poderes públicos municipais”, conclui o gestor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES