Governo divulga números do Produto Interno Bruto 2021 dos municípios piauienses

O panorama 2021 para o PIB municipal revela que dez municípios piauienses (4,5% do total) concentraram 60,3% da riqueza do estado

Governo divulga números do Produto Interno Bruto 2021 dos municípios piauienses | Imagem de Freepik
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governo do Estado divulgará nesta sexta-feira (15), números do Produto Interno Bruto dos municípios do Piauí - o PIB 2021. O relatório será apresentado à população às 10 horas, no auditório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), localizado no Edifício Manhattan River Center, no bairro São Cristóvão. O relatório estará disponível no site da Secretaria de Estado do Planejamento. O panorama 2021 para o PIB municipal revela que dez municípios piauienses (4,5% do total) concentraram 60,3% da riqueza do estado e 40,7% da população. A capital Teresina, sozinha, respondeu por 37,3% do PIB estadual em 2021.  

O município que apresentou maior crescimento do PIB, em 2021, foi Queimada Nova, com PIB de R$ 253,485 milhões e um crescimento de 111,9% em relação ao ano anterior. Na sequência, estão Dom Inocêncio (71,1%), Simões (52,5%), Lagoa do Barro (52,1%) e Ilha Grande (49,6%). O desempenho dessas cidades está relacionado principalmente ao setor industrial, com a atividade de geração e distribuição de energia elétrica, destacando-se os avanços dos empreendimentos de energias renováveis, como eólica e solar. 

O diretor de Estudos Econômicos da CEPRO/Seplan, Diarlison Costa, explicou que o relatório é fruto de uma cooperação com a equipe de contas regionais do IBGE. "Eles fizeram a seleção de dados durante dois anos e, com esse compilado, conseguimos fazer o relatório, de todas as áreas, com todos os municípios, avaliando o que acontece e onde acontece", detalhou. Em relação aos resultados, ele destacou que o crescimento está vinculado às áreas de agricultura e energias renováveis. "A gente também observa que as áreas estão mais dinâmicas e descentralizadas, em municípios do Sul do estado", pontuou.

No último mês de novembro, a CEPRO/Seplan, em parceria com o IBGE, divulgou as contas regionais e o PIB estadual de 2021. Na oportunidade, foi destacado que o PIB do Piauí apresentou o maior crescimento acumulado do Nordeste na série histórica (2002 a 2021) e o segundo maior crescimento percentual no PIB per capita do país.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES