Governo do PI avança em ações e políticas públicas para comunidade LGBTQIA+

Diferentes secretarias e órgãos do Governo do Estado unem esforços para garantir direitos e combater o preconceito.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ | Secom
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No dia 28 de junho, é celebrado o Dia Estadual do Orgulho LGBTQIAPN+. Durante o todo mês o estado do Piauí reforça a importância da proteção e conquistas dos direitos da população LGBTQIAPN+. As secretarias e órgãos do Governo do Estado desenvolvem durante todo o ano ações voltadas para garantir direitos e combater o preconceito contra a comunidade.

Joseane Borges, diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ do Governo do Piauí, conta que a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) tem um papel importante neste processo. 

“A criação da Diretoria de Promoção da Cidadania LGBTQIA+ da Superintendência de Direitos Humanos da Sasc foi grandiosa, pois cresce ainda mais a autonomia da pauta na institucionalização e efetivação de políticas públicas para essa população. E, principalmente, na intermediação de ações voltadas para os direitos deste segmento”, ressalta a gestora.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ / Foto - Secom

O acolhimento de gays, lésbicas, transexuais e demais integrantes da sigla no Centro de Referência LGBTQIA+ “Raimundo Pereira” também é um divisor de águas no Piauí.

“Estamos acompanhando os casos de discriminação junto aos setores competentes, também na competência de ser o órgão responsável pela emissão da carteira social da população de travestis e transexuais. Além disso, também realizamos os contratos de união homoafetivas, que ainda é bastante procurado por grande parte da população”, destaca Joseane.

Em março o Piauí recebeu o 1° lugar em “cidadania e justiça social” para a população LGBTQIAPN+, com reconhecimento pelo Programa Atenas. 

“Estamos diariamente lutando em busca de um Piauí mais justo e equânime. Por essas e outras é que podemos afirmar que o Piauí é, sim, um estado que inclui todas as pessoas independente de cor, raça, etnia, orientação sexual ou identidade de gênero. E é por isso que estamos na luta sempre para fazer do Piauí um território livre da discriminação e do preconceito”, disse a gestora.

Ações e políticas de segurança pública, saúde e educação

A Secretaria da Segurança Pública do Estado do Piauí (SSP) atua para combater a LGBTfobia por meio da Coordenação de Proteção dos Direitos da População LGBTQIAPN+, Grupo de Trabalho LGBTIQA+ de Segurança Pública e seguindo o Protocolo Cidadão/Cidadã LGBTIQA+ - Identificar para Respeitar.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ / Foto - Secom

Na saúde a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) mantém o Ambulatório da Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais com atendimento multidisciplinar, que inclui endocrinologista, ginecologista, urologista, psicóloga e enfermeira.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ / Foto - Secom

A Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi) mantém a Coordenação da Diversidade. No âmbito do judiciário, são diversas leis de proteção ao público LGBTQIAPN+ como a nº 5.431/2004, que pune práticas discriminatórias em razão de orientação sexual; nº 5.916/2009, que assegura uso de nome social de travestis e transexuais e de nº 6.009/2010, que institui o Dia Estadual do Orgulho LGBTIQA+, no dia 28 de junho.

O Instituto de Terras do Piauí (Interpi) passará a utilizar novo formulário no qual passará a constar o nome social de pessoas LGBTQIAPN+ nos títulos de terras emitidos pelo órgão. A mudança garante, assim, os direitos conquistados por essa população.O diretor-geral do Interpi, Rodrigo Cavalcante, avalia que a decisão representa um avanço importante na garantia dos direitos das pessoas LGBTQIAPN+ no estado.

“Nosso compromisso é com a inclusão e a justiça social e essa medida é fundamental para garantir que todas as pessoas tenham acesso à propriedade rural, independente de sua orientação sexual ou identidade de gênero”, afirmou o gestor.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ / Foto - Secom

A Defensoria Pública do Estado do Piauí (DPE) fortalece essa corrente com o Núcleo Especializado de Direitos Humanos e o Projeto Meu Nome Meu Orgulho para retificação de nome e gênero no registro civil de pessoas travestis, transexuais e não-binárias.

A DPE recebeu, no ano passado, do Grupo Matizes, o selo “Teresina Território Livre de LGBTQIfobia”, destinado a estabelecimentos e instituições públicas, privadas e de uso coletivo, que adotam posicionamento contrário às práticas discriminatórias e preconceituosas contra as cidadãs e cidadãos LGBTQIAPN+. A Defensoria Pública foi a primeira instituição a ser agraciada com o selo.

Governo do PI avança em ações e políticas públicas LGBTQIA+ / Foto - Secom

A vice-coordenadora do Grupo Matizes, Marinalva Santana, destacou o motivo da escolha da Defensoria Pública. 

“Escolhemos a DPE pelas inúmeras ações que desenvolve na promoção dos direitos, não só de LGBTQIAPN+, mas também de pessoas quilombolas, das mulheres, crianças e adolescentes, pessoas idosas. Enfim, pela larga contribuição que a Defensoria tem na prestação de serviços e na promoção dos direitos humanos em nosso estado. Então, o Matizes, com muita alegria, muita satisfação, faz a primeira entrega do selo para a Defensoria Pública. É uma forma de reconhecimento pela brilhante atuação da instituição em nosso estado”, disse a ativista.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES