Governo do Piauí anuncia reforço de 1,1 mil policiais para municípios

De acordo ele, o quantitativo terá origem dos 1,1 mil aprovados no concurso público feito para a PM que atualmente estão no curso de formação.

Governo do Piauí anuncia reforço de 1,1 mil policiais para municípios. | Divulgação
FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, anunciou na manhã desta quinta-feira (18), durante uma reunião com prefeitos na Associação Piauiense de Municípios (APPM), o reforço no quantitativo de policiais militares para as 224 cidades. De acordo ele, o quantitativo terá origem dos 1,1 mil aprovados no concurso público feito para a PM que atualmente estão no curso de formação. ⁣A distribuição dos novos policiais acontecerá em etapas definidas pela Secretaria de Segurança (SSP-PI).

O governador também assinou, na última quarta-feira (10), o decreto de criação das Regiões Integradas de Segurança Pública (RISP), das Áreas Integradas de Segurança Pública (AISP) e realizou o lançamento do Núcleo de Ciências Aplicadas à Segurança Pública (DataSSP).  O Secretário de Segurança Pública Chico Lucas participou da solenidade, que aconteceu no Palácio de Karnak. 

Fonteles ressaltou a importância dos investimentos em dados, pesquisas e inteligência, bem como a ampliação da presença das Forças de Segurança Pública nas comunidades, como medidas cruciais para melhorar a eficácia no combate à criminalidade no estado do Piauí.

“No mês de junho vamos aumentar o efetivo da segurança. Temos um estado muito grande, com muitas demandas, por isso temos que usar da ciência, dados e da tecnologia para poder realizar uma política pública de segurança de qualidade. Não podemos esquecer, que o que vai gerar essa cultura de paz é o investimento na área social, sobretudo, a educação, cultura e esporte”, concluiu o líder do Executivo.

O Secretário de Segurança Pública, Chico Lucas afirmou que a medida já é adotada no Ceará, Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que possibilita o compartilhamento de informações, acompanhamento de indicadores e uma gestão voltada aos resultados.

“A resolução do problema da segurança pública é complexo, então precisamos de uma atuação coordenada, e as AISP são os territórios onde acontecerá a atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, principalmente com delimitação da mesma área para o Batalhão e para a Delegacia, com a criação de um conselho territorial que é a parte social da segurança, ou seja, tanto vai controlar a atividade policial, como  também vai definir as questões sociais, o que é muito importante na construção da segurança pública”, disse Chico Lucas.  



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Avalie a matéria:
Tópicos
SEÇÕES